Violence against the women in the conjugal relation : one searches in Associate Police Station of Repression the Crimes Against the a Woman - Uberlandia (MG) / Violencias contra as mulheres na relação conjugal : uma pesquisa na Delegacia Adjunta de Repressão a Crimes Contra a Mulher (DARCCM) - Uberlandia (MG)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta pesquisa tem o objetivo de compreender e descrever como se processa o registro da violência contra a mulher na relação conjugal, em uma das várias Delegacias de Mulheres existentes hoje, no Brasil, e para tanto, foram coletados dados na Delegacia Adjunta de Repressão a Crimes Contra a Mulher (DARRCM), da cidade de Uberlândia/Minas Gerais.Vista como "problema social", a violência contra a mulher na relação conjugal é, em geral, evidenciada por meio de elementos muito realistas como a pobreza, a ausência de educação escolar, o desequilíbrio emocional, o mal funcionamento dos serviços de assistência públicos etc. Arrolada pelos formuladores de políticas públicas, esta lista esclarece os males a serem combatidos com programas encarregados de solucionar o "problema". A criação das Delegacias da Mulher no Brasil encontra sua origem nestes programas de políticas públicas, razão pela qual elas passaram a ser vistas como uma resposta global no enfrentamento ao problema da violência doméstica. Desde então, com suas fichas de registro de queixas, as Delegacias da Mulher, desde 1985, passaram a contribuir para definir a visão do que seja a violência contra a mulher. No entanto, faltam estudos sobre o processo de elaboração dessas fichas na delegacia e mesmo do próprio trabalho que é realizado nelas, onde a maioria dos funcionários é constituída de policiais do sexo masculino. O estudo analisa o comportamento dos agentes durante o registro, o que permitirá a conferência das práticas de registro e, notadamente, as práticas de comunicação dentro da delegacia da mulher, a constância dos comportamentos entre os funcionários, durante o registro e encaminhamento das ocorrências registradas, assim como as variações existentes neste comportamento relacionadas à visão desses policiais, por ocasião do trabalho no atendimento das mulheres, vítimas de violência.

ASSUNTO(S)

conjugal violence politicas publicas violencia contra a mulher violence against the woman public politics violencia conjugal

Documentos Relacionados