Verification of the structural design of a wheelchairs fatigue testing machine. / Verificação do projeto estrutural de uma máquina de ensaio de fadiga de cadeira de rodas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Para realizar ensaios de fadiga, é preciso que a máquina ou equipamento de testes tenha uma durabilidade muito maior que as estruturas ou componentes a serem ensaiados. O presente trabalho propõe-se a investigar a estrutura de uma máquina de ensaio de fadiga de cadeira de rodas, com o objetivo de determinar sua vida em fadiga. Para isto, uma análise da interação entre cadeira de rodas e máquina de ensaio é feita, do ponto de vista dinâmico, através de dados experimentais e modelagem em elementos finitos. A máquina de ensaio é constituída por uma estrutura com dois tambores rotativos, que possuem ressaltos, e suportam as rodas da cadeira de rodas. Estimada a força no tempo que a cadeira exerce sobre os tambores, calculam-se as tensões na estrutura, identificam-se as regiões de maiores tensões e estima-se a vida em fadiga da estrutura.

ASSUNTO(S)

fatigue life cadeiras de rodas finite elements método dos elementos finitos s-n curve dynamic response rainflow ensaios de fadiga stress history

Documentos Relacionados