Verificação da intervenção do fonoaudiólogo no processo variável de apagamento do fonema /r/ por crianças com alteração de fala na região metropolitana de Belo Horizonte

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/05/2011

RESUMO

Este trabalho analisou a relevância prestada à variação linguística no parecer da avaliação fonoaudiológica da fala de crianças de seis a dez anos em Belo Horizonte e região. Para direcionar esse estudo, descreve-se o fenômeno da variação manutenção/cancelamento do /R/ final e medial em nomes e verbos, através de estudos realizados no âmbito da sociolingüística. A pesquisa levanta dados sobre a repercussão desse fenômeno entre profissionais fonoaudiólogos. O apagamento do /R/ final e medial recebe atenção do meio fonoaudiológico, no entanto, há pouco ou nenhum reconhecimento da variação inerente a esse fonema. O objetivo desse trabalho é contribuir para a melhoria dos processos avaliativos fonoaudiológicos, que, ao deixar de tratar como patologia as variantes sociolinguísticas, contribuirão para uma mudança de postura dos pacientes e de suas famílias, bem como para uma redução do tempo de tratamento. Foi realizada uma investigação sobre as características da variação: apagamento do segmento /R/ em posição final e medial, tanto em dados coletados na pesquisa (amostras de fala de crianças e avaliações fonoaudiológicas) quanto em estudos já realizados dentro da área de variação e mudança lingüística, lingüística histórica, fonética e fonologia e fonoaudiologia. Os diferentes blocos de dados submeteram-se a uma análise orientada pela Teoria da Variação conforme WEINREICH, LABOV E HERZOG (1968), LABOV (1972) E LABOV (1994). Obtiveram-se indícios de que a avaliação proposta pelos fonoaudiólogos é tributária da posição do fonema (medial ou final) e do estágio em que se encontra cada um dos processos; da classe de palavra em que se dá o processo de variação (nomes e verbos); do tipo de item lexical em que se atualiza o fenômeno do apagamento, e do perfil lingüístico do indivíduo em que se ilustram as variantes analisadas.

ASSUNTO(S)

lingüística teses. fonética teses. distúrbios da fala nas crianças teses. distúrbios da linguagem nas crianças teses. sociolinguística teses. linguagem variação teses. mudanças lingüísticas teses. fonoaudiologia teses.

Documentos Relacionados