Variabilidade genética, com base em marcadores RAPD, de três espécies arbóreas ameaçadas de extinção no semi-árido brasileiro.

AUTOR(ES)
FONTE

Scientia Forestalis

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A pressão sobre os recursos genéticos do bioma caatinga é bastante acentuada seja devido às condições sócio-econômicas dos habitantes, seja devido à pressão para o estabelecimento de atividades produtivas. O objetivo deste trabalho foi estudar a dispersão da variabilidade genética no Semi-Árido brasileiro para as espécies umburana-de-cheiro Amburana cearensis (Fr. Allem.) A.C. Smith), aroeira (Myracrodruon urundeuva M. Allem.) e baraúna (Schinopsis brasiliensis Engl.), com base no marcador de DNA tipo RAPD, para subsidiar estratégias de prospecção e preservação da variabilidade genética das mesmas. Foram analisados 29 indivíduos de umburana-de-cheiro, coletados em cinco diferentes regiões, e 52 indivíduos para aroeira e para baraúna, coletados em 11 ecorregiões definidas pelo Zoneamento Agroecológico do Nordeste, adotando-se para visualização de grupos o procedimento multidimensional ?scaling? (MDS), considerando a matriz de dissimilaridade do coeficiente de Jaccard. Diante das dificuldades para amostragem dos indivíduos, sugere-se que os esforços para estratégias de preservação devam priorizar, numa escala decrescente de importância, a umburana-de-cheiro, a aroeira e a baraúna. Os resultados obtidos para as três espécies sugerem que os indivíduos apresentam diferenças no padrão de bandas em função da região de amostragem, tendo ocorrido à formação de agrupamentos relacionados com o local de amostragem, e que a variabilidade genética destas espécies não está uniformemente distribuída por todo o semi-árido brasileiro. Sugere-se estratégias que resultem no estabelecimento de um maior número de áreas de proteção ambiental para conservação in situ ou amostragens de um grande número de indivíduos para conservação ex situ, em diferentes Unidades de Paisagens do Zoneamento Agroecológico do Nordeste, para preservação da variabilidade genética das três espécies.

ASSUNTO(S)

umburana-de-cheiro aroeira barauna variabilidade genética mds zoneamento agroecológico marcador dna rapd preservação myracrodruon urundeuva amburana cearensis schinopsis brasiliensis brasil nordeste semi-Árido recursos naturais

Documentos Relacionados