Validation of the use of n-alkanes as markers for nutritional trials with grey brocket deer (Mazama gouazoubira). / Validação do uso de n-alcanos como indicadores para estudos nutricionais em veados - catingueiro (Mazama gouazoubira).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Determinações do consumo e da digestibilidade, atravé s do método de coleta total de fezes, foram realizadas em 8 veados–catingueiros (Mazama gouazoubira) recebendo uma dieta peletizada composta por 63,9% de feno de alfafa, 16,9% de amido de milho, 14,7% de levedura (Saccharomyces cerevisiae), 2,5% de melaço, 1,5% de um premix vitamínico-mineral e 0,5% de cloreto de sódio em base seca. As estimativas dos coeficientes de digestibilidade foram determinadas paralelamente através do uso de indicador fecal (n-alcanos) com o intuito de validar a metodologia para esses pequenos ruminantes. O consumo médio de matéria seca e água durante o período de coleta foram: 24g ± 2,5 e 67 mL ± 11,5 por quilo de peso vivo (PV), sendo que os animais não apresentaram perdas de peso durante o período experimental. Quando expresso em peso metabólico (PV0,75), os animais consumiram em média 48g ± 5,2 de matéria seca e 136,4 mL ± 23,8 de água. O consumo de energia digestível foi em média 1.089 kcal/dia. As médias dos coeficientes de digestibilidade aparente obtidas através da coleta total de fezes, foram de 61,6% ± 1,7 para matéria seca, 63,9% ± 1,6 matéria orgânica, 69,7% ± 3,4 nitrogênio, 31,7% ± 3,7 fibra em detergente neutro, 45,2 ± 2,4 celulose e 18,8 ± 5,6 para a lignina. Os coeficientes de digestibilidade estimados para as diferentes frações através da utilização dos n-alcanos C31 e C33 se mostraram precisos e acurados em relação aos coeficientes de digestibilidade observados por coleta total quando as recuperações fecais foram incluídas nos cálculos de digestibilidade (P>0,05). Consistente com valores obtidos em ovinos, as recuperações fecais dos n-alcanos de cadeia ímpares aumentaram com o aumento do número de carbonos da cadeia de hidrocarboneto sendo que estes valores poderão ser utilizados em futuros estudos onde se deseja determinar a composição botânica da dieta dos cervídeos.

ASSUNTO(S)

hydrocarbon digestabilidade digestibility veado-campeiro avaliação nutricional hidrocarboreto grey brocket deer nutritional evaluation

Documentos Relacionados