Validação de um método multirresíduos e multiclasses para determinação e quantificação de 140 resíduos de agrotóxicos em leite através da técnica LC-MS/MS

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/05/2011

RESUMO

O leite é um dos alimentos de origem animal mais importantes para o ser humano, consumido indistintamente por crianças e adultos em todo o mundo. Sendo, muitas vezes a única fonte de proteínas disponível. A produção brasileira tem se mostrado crescente nas últimas décadas e este aumento de produtividade leva à necessidade de maior controle sobre parasitas que infestam os animais comprometendo a produtividade. Considerando isto, e sob a ótica da segurança alimentar e diante do número reduzido de agrotóxicos monitorados pelo MAPA em leite, é premente a necessidade de estabelecimento de metodologias capazes de pesquisar a presença de multirresíduos de agrotóxicos em leite. Devido a complexidade desta matriz e às baixas concentrações dos agrotóxicos presentes, há uma grande necessidade de desenvolvimento de métodos analíticos eficientes e confiáveis para a identificação e quantificação de contaminantes. Neste trabalho avaliaram-se quatro métodos de extração e análise de resíduos de agrotóxicos em leite, seguidos por detecção e quantificação pela técnica LC-MS/MS. Foram avaliados os seguintes parâmetros: seletividade, faixa de linearidade das curvas analíticas, limite de detecção, limite de quantificação, precisão e a exatidão do método. A faixa linear de concentração das curvas analíticas situou-se entre 10,0 a 20,0 g kg-1 com valores de r2 0,97. A técnica LC-MS/MS no modo ESI+ e ESI- promoveu a quantificação (critérios de recuperação entre 70 e 120% e valores de RSD% <20%) de 140 agrotóxicos em uma única corrida cromatográfica. O método mostrou-se adequado à análise multirresíduos de agrotóxicos em leite, conciliando sensibilidade e seletividade adequadas, e todos os parâmetros de validação encontram-se dentro dos limites sugeridos para validação de métodos cromatográficos.

ASSUNTO(S)

veterinária teses. ciência animal agrotóxicos teses. leite análise teses. leite produção teses. leite contaminação teses.

Documentos Relacionados