Utilização de farinha de polpa de manga como fonte de carboidratos na ração de tambaqui Colossoma macropomum e avaliação sensorial de hambúrguer da polpa de peixe, elaborado com farinha de manga / Use flour mango pulp as a source of carbohydrates in the diet tambaqui "Colossoma macropomum" and sensory evaluation of minced fish burger, made with flour mango.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2012

RESUMO

O trabalho avaliou o crescimento do tambaqui, Colossoma macropomum com a inclusão de diferentes concentrações de farinha de manga na ração (20, 30, 40 e 50%) e redução dos teores de proteína (38, 33, 28 e 23%). Para realização do trabalho utilizou-se 240 peixes, separados em 12 lotes iguais, com quatro tratamentos e três repetições cada, delineados inteiramente ao acaso. O peso médio inicial foi de 5,21g; 5,24g; 5,19g e 4,99g respectivamente. O período experimental foi 56 dias, sendo realizadas biometrias periodicamente. O arraçoamento foi diário e os peixes foram alimentados ad libitum. Foram analisados em relação ao desempenho as seguintes variáveis: taxa de crescimento específico TCE (%), ganho de biomassa (GB); conversão alimentar aparente (CAA), sobrevivência, análise de perfil metabólico e atividade de enzima digestiva. Hambúrguer de tambaqui foi elaborado com inclusão de farinha de manga nas concentrações: 0, 5, 10, 15 e 20% com posterior análise sensorial. A estatística utilizada foi ANOVA, teste de Tukey a 5% e regressão polinomial. Para avaliar a análise sensorial foi calculada a qualidade global referente aos atributos de aparência, cor, sabor, odor e textura. As variáveis de desempenho apresentaram efeito significativo, com resultados superiores nas rações com maior concentração de farinha de manga e menores teores de proteína. O peso médio final foi R20:8,65g; R30:8,81g; R40:8,68g; R50:11,39g. A partir das análises do perfil metabólico: glicose, glicogênio hepático, aminoácidos totais e colesterol, observou-se que há mobilização destes metabólitos para manter os processos de energia no crescimento do tambaqui. Conclui-se que, o melhor desempenho dos tambaquis ocorre com a inclusão de 50% de farinha de manga e 23% de proteína. O perfil metabólico dos peixes é afetado positivamente pela substituição da proteína pela farinha de manga. Pode-se incluir até 5% de farinha de manga na elaboração de hambúrguer de tambaqui.

ASSUNTO(S)

ecologia nutrição de peixes colossoma macropomum desempenho manga mangifera indica ecologia mangífera indica performance colossoma macropomum

Documentos Relacionados