Uso de Internet e de Jogos Eletrônicos entre Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social
AUTOR(ES)
Oliveira, Maria Paula Magalhães Tavares de, Cintra, Leticia Antunes Dias, Bedoian, Graziela, Nascimento, Rosimeire do, Ferré, Rodrigo Rodrigues, Silva, Maria Teresa Araújo
FONTE
Trends Psychol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-09
RESUMO
Resumo O domínio de ferramentas digitais pode ser importante via de inclusão social. O presente estudo visou investigar o uso que 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, participantes das atividades do Projeto Quixote, fazem da internet e de jogos eletrônicos. Procurou-se caracterizar tipo de atividade, frequência, duração, companhia, local, finalidade do uso de internet e de jogos eletrônicos, incluindo dificuldades encontradas no manejo da rede. A maioria dos adolescentes entrevistados está na escola, usa internet e jogos eletrônicos, interagindo com amigos e familiares, principalmente para comunicação e entretenimento. Os participantes relataram que aprenderam a usar sozinhos e que sabem de riscos associados a essas práticas. Entretanto, os resultados mostram que eles se expõem a condutas de risco. Diferenças de gênero foram observadas. Discute-se a necessidade de capacitar pais e educadores para estimular uso que desenvolva competências visando inclusão social assim como a importância de acompanhar o uso para prevenir prática inadequada ou excessiva.
ASSUNTO(S)
adolescente internet jogos eletrônicos vulnerabilidade social risco
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