Upper tropospheric cyclonic vortex and Brazilian Northeast jet stream in El Niño and La Niña years. / Vórtice ciclônico em altos níveis e corrente de jato do nordeste brasileiro em anos de El Niño e La Niña.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A ligação entre Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e a Corrente de Jato do Nordeste Brasileiro (CJNEB), foi analisada durante 9 anos entre 1988-2000, divididos em períodos de El Niño, La Niña e Neutro. Através dos produtos de reanálise do NCEP, e imagens do satélite METEOSAT no canal infravermelho, foram observados 167 VCANs, em grande maioria originados sobre o oceano Atlântico, com uma duração média de 4 dias, não apresentando variabilidade significativa em anos de El Niño e La Niña. Dos VCANs observados, aproximadamente 54%, estavam associados a correntes de ar superiores a 20m.s-1 em sua periferia, essas correntes são chamadas de CJNEB. Em anos de El Niño, foi observado um aumento dos casos de CJNEB associados à VCAN, enquanto que em anos de La Niña, o número de ocorrências foi praticamente o mesmo que em anos neutros. As CJNEB apresentaram intensidade de até 40 m.s-1, e as direções mais observadas foram de sul, sudeste, noroeste e oeste. Assim, foram identificados 3 padrões de ocorrência de CJNEB, denominadas de Meridional, Zonal e Transversal. A CJNEB Meridional ocorre na periferia oeste do VCAN, geralmente sobre o continente, apresentando os movimentos ascendentes no lado oeste da corrente. A CJNEB Zonal ocorreu sobre a periferia norte do VCAN, apresentando movimentos ascendentes entre a CJNEB e o Jato Subtropical do Hemisfério Norte (JSTHN). E finalmente, a CJNEB Transversal, que apresentou dois tipos de correntes, uma de sudeste e outra de noroeste. Nesses casos, o eixo do VCAN apresentou uma inclinação para oeste, e os movimentos ascendentes foram observados na periferia do VCAN, onde os ventos foram mais fracos. Assim, três casos foram escolhidos a fim de representar os padrões observados e investigar os movimentos verticais, comparando com a nebulosidade nas imagens de satélites, onde foi observado em ambos os casos, que os movimentos ascendentes inexistem ou são muito fracos na região mais intensa da CJNEB (Jet Streak).

ASSUNTO(S)

el niño winds northeast, brazil statistical analysis synoptic meteorology meteorologia sinótica meteorologia el nino. ventos nordeste, brasil análise - estatística

Documentos Relacionados