UML-TV: um perfil UML para suporte ao desenvolvimento de aplicações para TV digital. / TV-UML: a UML profile to support the development of applications for digital TV.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/09/2010

RESUMO

O desenvolvimento de aplicações hipermídia para televisão digital vem tomando grande importância no cenário mundial há alguns anos. No Brasil, o crescimento no interesse pelo desenvolvimento desse tipo de aplicação encontra-se em grande expansão na medida em que as emissoras de televisão iniciam suas transmissões em formato digital, delineando o marco de uma nova era para um dos mais importantes meios de comunicação do planeta. No ambiente de desenvolvimento de aplicações hipermídia, pouco tem sido feito para auxiliar os desenvolvedores a construir aplicações com mais qualidade e rapidez, sem deixar de lado a atividade de documentação do software. Nesse sentido, este trabalho propõe a aplicação de conceitos de Engenharia de Software Orientada a Modelos tendo como domínio as aplicações para televisão digital. Os principais aspectos de Engenharia de Software Orientada a Modelos utilizados neste trabalho foram o da criação de um modelo independente de plataforma através da criação de um perfil UML chamado UML-TV, que especializa diagramas de Máquinas de Estados e de Atividades com estereótipos, valores rotulados e restrições especificadas em OCL com o objetivo de modelar aplicações para televisão digital que envolvam sincronismo de mídias e interação do usuário através do controle remoto. Além disso, foram definidas regras de transformação para que o processo de desenvolvimento de aplicações hipermídia pudesse ser automatizado. Como resultado, foi desenvolvida uma linguagem visual específica de domínio que auxilia o desenvolvimento de aplicações para televisão digital e um conjunto de regras de transformação que podem ser aplicadas para a geração automática de documentos NCL.

ASSUNTO(S)

engenharia de software orientada a modelos televisão digital perfil uml ciencia da computacao model driven software engineering digital television uml profile

Documentos Relacionados