Uma Noite em 67 : Hibridismo e intertexto

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o documentário brasileiro de arquivo Uma Noite em 67 a partir da hibridização das linguagens envolvidas nessa produção cinematográfica. Nesse longa-metragem, exibido nos cinemas de todo o país, são utilizadas imagens de televisão para revisitar a história. Essa análise propõe observar esse produto audiovisual, que reúne as imagens retiradas de suportes distintos no mesmo espaço de recepção. O que se aborda nesta monografia, então, é o sentido que as imagens de televisão adquirem quando descoladas de seu suporte original e realocadas em outro, como acontece nesse filme, que faz uma colagem de imagens já produzidas a partir de outras abordagens e conceitos estéticos. Esse gênero cinematográfico, chamado documentário de arquivo, tem diversos títulos na filmografia nacional e garante aos diretores também a função de recuperar da história, já que fazem a composição dessas imagens, tendo a eles delegado o poder de criação da memória coletiva nacional. Como referências bibliográficas principais, são utilizados os autores Arlindo Machado, Miriam Rossini, Mikhail Bakhtin, Jean Claude Bernardet, Sergio Mattos, Renato Ortiz e Roger Silverstone.

ASSUNTO(S)

uma noite em 67 (filme documentário) televisão linguagem

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