Uma arquitetura baseada em sistemas multiagentes para simulações em geoprocessamento / An architecture based on multi-agent systems for simulations in geocomputing
AUTOR(ES)
Grigoletti, Pablo Souza
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Este trabalho situa-se nas áreas de Sistemas Multiagentes e Geoprocessamento. Em Sistemas Multiagentes, a especificação de um sistema pode ser realizada através da modelagem do ambiente, agentes, mecanismos de interação e organização dos agentes envolvidos. Um aspecto pouco explorado, porém extremamente importante, é a modelagem e representação do ambiente em que os agentes estão situados e através do qual irão interagir. Por outro lado, o Geoprocessamento sempre enfatizou a representação de fenômenos espaciais de forma estática. No entanto, alguns fenômenos espaciais são inerentemente dinâmicos e as representações estáticas não os capturam de forma adequada. Assim, o foco principal deste trabalho é fornecer uma arquitetura, baseada em Sistemas Multiagentes, para a criação e execução de simulações na área de Geoprocessamento. Uma característica importante é a utilização de dados vetoriais, provenientes de um Banco de Dados Geográficos, na geração da representação espacial do ambiente e das entidades existentes nas simulações. Com esta forma de representação contínua e precisa, é possível criar modelos mais próximos da realidade, representando adequadamente um maior número de características. Além disto, a arquitetura permite a representação de fenômenos espaço-temporais dinâmicos, uma necessidade da área de Geoprocessamento. Focando no desenvolvimento das funcionalidades da arquitetura proposta, foi realizada uma análise das características positivas, negativas e das necessidades de algumas das principais plataformas para criação e execução de simulações baseadas em agentes. Considerando os resultados desta análise, foram criadas a arquitetura proposta e suas funcionalidades. Além disto, neste trabalho é apresentado o protótipo implementado, no qual foram realizados estudos de caso de diferentes cenários, objetivando avaliar e demonstrar o uso das funcionalidades desenvolvidas.
ASSUNTO(S)
geoprocessamento multi-agent systems inteligencia artificial distribuida geocomputing sistemas multiagentes simulations simulação
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/10365Documentos Relacionados
- A REFLECTIVE TUPLESPACE-BASED ARCHITECTURE FOR THE DEVELOPMENT OF MULTI-AGENT SYSTEMS
- WEB LIFE UMA ARQUITETURA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS MULTI-AGENTES PARA A WEB
- UM MECANISMO DE GOVERNANÇA PARA SISTEMAS MULTI-AGENTES ABERTOS BASEADO EM TESTEMUNHOS
- USANDO A ABORDAGEM MDA NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MULTI-AGENTES
- UM FRAMEWORK DE SISTEMAS MULTI-AGENTES PARA APLICAÇÕES RFID