Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo grupo galpão

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente pesquisa é uma proposta de estudar o desenvolvimento do trabalho artístico teatral do Grupo Galpão, de Minas Gerais, pela análise da obra estreada em outubro de 2005, o espetáculo Um homem é um homem, de Bertolt Brecht. Existem, nesse caso, dois temas para os quais a pesquisa aponta: o trabalho do Grupo Galpão, sua produção artística e composição cênica, observando os valores do Grupo a partir de critérios levantados em artigos, críticas e documentações da obra deste Grupo; e a dramaturgia e teoria elaboradas pelo dramaturgo e encenador alemão Bertolt Brecht, que revoluciona a cena do teatro universal. A partir de estudos das obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michel Foucault, Henri Bergson, Yann Ciret, George Simmel, entre outros teóricos da filosofia e sociologia, enunciam-se alguns caminhos e possibilidades de análise do objeto Galpão/Brecht, com enfoque para questões que surgem ao longo do processo desse estudo, tais como a relevância desta montagem teatral para a atualidade, a linguagem artística utilizada, a comicidade da obra e a performatividade do Grupo e da proposta cênica

ASSUNTO(S)

bertolt brecht bertolt brecht grupo galpão groupe galpão théâtre artes teatro

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