Um olhar sobre o ensino: a formação do professor e o ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental (1 a 4 séries)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente pesquisa de dissertação de mestrado relata a experiência da Implantação de Professores Especialistas na área de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1 a 4 séries), desenvolvido pela Diretoria Municipal de Educação de Cajamar, em São Paulo, aplicada por meio de sua Oficina Pedagógica em dezesseis escolas da Rede Pública Municipal, coordenada por um Assistente Pedagógico de Arte. Trata-se de uma política pública que insere nos anos iniciais, o ensino de Arte, privilegiando as quatro linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Cada uma das linguagens foi trabalhada em projetos com periodicidade semestral, todos articulados na concepção de arte enquanto conhecimento e linguagem, embasados nos momentos de fruição, produção e contextualização. Esta pesquisa centra o olhar em duas escolas da Rede Pública Municipal e, consequentemente, em seus professores e alunos. O maior objetivo deste trabalho foi de contribuir com o trabalho do professor e sua formação, para tanto, foram realizadas orientações, análises, discussões e reflexões em Oficinas de Arte que tocavam em concepções de ensino e de aprendizagem que estão por trás das aulas. Foram muitas as observações no que diz respeito à formação dos professores, como eles elaboram suas aulas, como pensam a arte para crianças, ou seja, o que de fato é relevante no ensino da Arte. Com isso, a pesquisa avalia como essas orientações foram recebidas pelos professores, como chegaram às escolas e aos alunos. Cada um dos capítulos aborda questões ligadas à arte e seu ensino, apresentando o documento de Implantação do Ensino de Arte na Rede Pública Municipal de Cajamar SP, os caminhos já trilhados, os projetos desenvolvidos, o perfil dos professores, a arte e o letramento dos alunos, um breve resumo do Histórico do Ensino da Arte no Brasil. Faz-se necessário salientar que de forma alguma esta dissertação pretende criar novas metodologias para o ensino de Arte, muito menos esgotar o assunto, mas pretende revelar como foi o processo de implantação e formação de professores especialistas da área nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

ASSUNTO(S)

artistic languages ensino de arte formation of the teachers formação de professores educacao teaching of art projetos em arte projects in art linguagens artísticas

Documentos Relacionados