Um modelo de padronização das camâras cardíacas em Danio rerio. / A model for cardiac chambers patterning in Danio rerio.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O ácido retinóico (AR) é sintetizado a partir de oxidações sucessivas do retinol. A última etapa de oxidação é catalisada pelas enzimas RALDHs. O estabelecimento da polaridade ântero-posterior (AP) do coração é crítico para a demarcação das regiões de efluxo (ventrículos) e de influxo (átrios). Nosso grupo propõe que uma onda caudo-rostral (CR) de RALDH2 seja o mecanismo responsável por esta padronização em vertebrados. Para testar o papel da sinalização pelo AR na padronização AP do peixe zebra, manipulamos sua via com o inibidor das enzimas RALDHs, DEAB, com AR e com um inibidor da enzima CYP26 (IC), que cataboliza o AR. Os tratamentos com DEAB durante o período da onda de RALDH2 produziram átrios reduzidos, enquanto que os tratados com AR e com IC apresentam o domínio atrial expandido. Animais tratados com DEAB e AR em um estágio posterior a onda não mostraram diferença significativa ao controle. Estes dados sugerem uma forte correlação entre o evento da onda e a padronização das câmaras cardíacas, semelhante ao que ocorre nos demais amniotos.

ASSUNTO(S)

standardization anterior posterior of the heart zebra fish retinoic acid Ácido retinóico peixe zebra padronização ântero posterior do coração

Documentos Relacionados