Um framework para gerenciamento de qualidade de serviço em dispositivos móveis.
AUTOR(ES)
Camillo Tannuri Hobeika
DATA DE PUBLICAÇÃO
2004
RESUMO
Este trabalho apresenta um Framework para Aplicações Multimídia com objetivo de possibilitar o uso dessas aplicações em Dispositivos Móveis com capacidade computacional limitada, considerando os aspectos de Qualidade de Serviço que podem ser utilizados nesses dispositivos atualmente. A evolução tecnológica causa um crescimento acentuado no número de usuários de dispositivos móveis, uma vez que a qualidade dos serviços tende também a aumentar, principalmente no que se refere às aplicações multimídia. Devido às características destes dispositivos e das redes em que operam, o tráfego de informações multimídia tende a aumentar os problemas típicos da comunicação. Esse fato levou os fabricantes a restringirem suas funcionalidades a apenas envio e recebimento de dados, não considerando as aplicações de transmissão ou tempo real. Porém, parâmetros de Qualidade de Serviço (QoS) podem ser estabelecidos e ações podem ser tomadas para tentar diminuir o impacto dos problemas inerentes à computação móvel nas aplicações multimídia. Assim, este trabalho apresenta o projeto e o desenvolvimento de um framework baseado em componentes reutilizáveis em aplicações desenvolvidas sobre a plataforma JavaTM 2 Micro Edition (J2METM), de forma a oferecer maior qualidade na comunicação multimídia para os dispositivos móveis que possuem recursos limitados.
ASSUNTO(S)
sistemas multimídia sistemas de comunicação sem fio java 2 micro edition framework (programa de computador) ciencia da computacao qualidade de serviço aplicações multimídia
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=388Documentos Relacionados
- FMMG: um framework para jogos multiplayer móveis.
- Framework para construção de sistemas supervisórios em dispositivos móveis
- Framework para construção de sistemas supervisórios em dispositivos móveis
- A FRAMEWORK FOR DEVELOPING SELF-ADAPTIVE AGENTS IN MOBILE DEVICES
- Adequação de um framework para suportar realidade virtual em dispositivos móveis