TrajetÃrias de espiritualidade de mulheres rezadeiras: o que a vida lhes ensinou? / Trajectories mourners spirituality in women: what life taught them

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/11/2011

RESUMO

O objeto de estudo proposto nesta pesquisa orientou-se no sentido de explicitar e compreender os modos de constituiÃÃo do itinerÃrio de espiritualidade de trÃs mulheres rezadeiras, residentes no municÃpio de Sobral/CE. Os objetivos foram: reconhecer os pontos de contato entre o itinerÃrio de espiritualidade das mulheres rezadeiras com as experiÃncias da prÃpria pesquisadora; apontar os elementos constitutivos da prÃtica curandeira, refletindo sobre os modos de produÃÃo de identidades; identificar nas narrativas de vida os processos de formaÃÃo e seus entrelaÃamentos com a experiÃncia formadora; compreender o que fundamenta a espiritualidade enquanto substrato do âtornar-se si-mesmoâ; elencar os elementos identificadores do percurso de espiritualidade configurados ao longo da existÃncia das rezadeiras. Trago para a reflexÃo algumas preocupaÃÃes, entre elas, a de articular os diversos processos de formaÃÃo do sujeito, acreditando ser possÃvel por eles dar conta daquilo que a vida ensinou a essas mulheres. Numa abordagem qualitativa a pesquisa se configurou como uma pesquisa (auto)biogrÃfica, realizada pela conjugaÃÃo da observaÃÃo participante com entrevistas para registro das narrativas de vida. As mesmas foram elaboradas, no primeiro momento, numa entrevista aberta e, no segundo momento, segui a dinÃmica da entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2004). Foram realizados quatro encontros com cada rezadeira, alÃm de momentos de contatos espontÃneos nas suas comunidades. Os sujeitos da pesquisa foram indicadas por outras quinze rezadeira da regiÃo que reconheciam naquela trÃs maior experiÃncia e respeitabilidade junto à populaÃÃo. Tomo alguns conceitos como importantes para a compreensÃo do entrelaÃamento entre a experiÃncia formadora, seus contextos, conteÃdos, identidade, ancestralidade e espiritualidade, objetivando tambÃm perceber o que fez essas aprendizagens experienciais serem referÃncia para o entendimento sobre espiritualidade. Busquei identificar os aspectos que foram mobilizados nas situaÃÃes, onde a experiÃncia aconteceu, na busca de compreender o que a vida ensinou a essas mulheres, articulando assim os elementos de uma identidade espiritual curandeira, via dinÃmica da narrativa de formaÃÃo. Os principais autores a darem suporte teÃrico para as anÃlise fora: Josso (2004, 2010), Szymanski (2004), Vygotsky (2009), Jung, (1965, 1991, 1996, 2006), Tedlock (2008), Zimermam (2009), GÃis (2008), BÃblia de JerusalÃm (1973). Eliade, (1992). Como resultado identifiquei que a espiritualidade à um processo nÃo igual, percorre toda existÃncia, toma forma e expressa-se na descoberta e compreensÃo do tornar-se mulher rezadeira. Os discursos marcados pela dinÃmica da resistÃncia, da rejeiÃÃo aos credos vividos por outras rezadeiras, a intolerÃncia a outras crenÃas, devem abrir-se ao diÃlogo inter-religioso, mas isso sà ocorrerà de forma efetiva, quando houver por parte dos cristÃos a abertura para este diÃlogo.

ASSUNTO(S)

educacao espiritualidade experiÃncia formadora narrativa de vida identidade curandeira spirituality formation experience life narrative formation narrative praying healer or quack identity curandeiras â sobral (ce) â atitudes espiritualidade â sobral (ce) educaÃÃo â mÃtodos biogrÃficos â sobral (ce)

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