TipificaÃÃo dos produtores e dos sistemas produtivos do Vale do Forquilha em Quixeramobim-Ce / Typification of the producers and the producers and systems of the Riacho Forquilha Valley, in Quixeramobim- CearÃ.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/09/2006

RESUMO

Esse trabalho se propÃe a fazer uma tipificaÃÃo de produtores rurais com base na metodologia do diagnÃstico dos sistemas agrÃrios, considerando que o enquadramento atual realizada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) à feito apenas com base na renda dos produtores. EntÃo, para realizar essa tipificaÃÃo serÃo levados em consideraÃÃo outras variÃveis de cunho qualitativo, sendo necessÃria ainda a realizaÃÃo de zoneamento agroecologico, entrevistas histÃricas e observaÃÃo da trajetÃria de acumulaÃÃo. Para efetuar esse trabalho, foi escolhido o vale do riacho Forquilha, no sertÃo central cearense, no MunicÃpio de Quixeramobim, onde tambÃm se encontra instalado o Projeto Pingo dâÃgua, importante arranjo produtivo local. Foram, entÃo, determinados quatro sistemas de produÃÃo fundamentais de acordo com as zonas agrocecologicas existentes no Vale, mas a partir alguns sistemas surgiram ramificaÃÃes em virtude da trajetÃria de acumulaÃÃo. Foi, entÃo, realizada a re-tipificaÃÃo dos produtores e sistemas de produÃÃo da localidade e, com base nas informaÃÃes levantadas, foi sugerida uma nova classificaÃÃo para que o crÃdito e a assistÃncia cheguem de fato a outros produtores que atà entÃo estariam fora de alcance.

ASSUNTO(S)

economia agraria desenvolvimento rural sistemas agrÃcolas. family agriculture agricultura familiar sustenaible development agrarian development

Documentos Relacionados