THE TRANSFORMATIONS OF THE SAMBA-ENREDO CARIOCA: BETWEEN THE CRISIS AND THE CONTROVERSY / AS TRANSFORMAÇÕES DO SAMBA-ENREDO CARIOCA: ENTRE A CRISE E A POLÊMICA
AUTOR(ES)
ANTONIO HENRIQUE DE CASTILHO GOMES
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Nascido sob o signo da ruptura e no meio de um turbulento período de transformações pelo qual passava o gênero samba, na virada da década de 1920 para a década de 1930, o samba- enredo surge, e se confunde, junto com um novo estilo de samba que passa a responder às necessidades exigidas por uma nova forma de expressão estética do samba e do carnaval, o desfile dos blocos (mais tarde escolas de samba). Entendendo, então, o samba-enredo como uma construção ligada diretamente ao carnaval e ao seu par, a escola de samba, e ainda como portador de uma linguagem específica, vinculada a uma cultura própria, observamos que ao longo de sua existência, mais notadamente nas últimas décadas, este samba vem se descaracterizando em sua forma e conteúdo. Dentro deste contexto é objetivo central desta dissertação buscar as prováveis origens destas transformações e comprovar até que ponto elas se constituem num processo de crise que pode levar ao desaparecimento do sambaenredo, pelo menos na sua forma mais tradicional.
ASSUNTO(S)
crises cultura popular samba-enredo enredo do samba popular culture crises estetica aesthetics
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- O samba-enredo carioca e suas transformações nas decadas de 70 e 80 : uma analise musical
- O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e a produção de sambas-enredo entre membros da Protegidos da Princesa
- A sagração da Portela: música, letra e contexto social na produção de reações estéticas em um samba-enredo
- O ENLAÇAMENTO ENUNCIATIVO DE UM RITUAL CARNAVALIZADO: CENOGRAFIA E ETHOS DISCURSIVO EM SAMBA-ENREDO DE ESCOLA CARNAVALESCA DO MEIO-OESTE CATARINENSE
- Referenciação em letras de samba-enredo: o objeto de discurso negro através das décadas