THE SCHOOL OF CHEMISTRY OF SERGIPE: the process of formation of a professional field (1948-1967) / A ESCOLA DE QUÍMICA DE SERGIPE: o processo de formação de um campo profissional (1948-1967)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este estudo discute a trajetória do ensino superior de Química, a partir da criação do Instituto de Química Industrial e Escola de Química de Sergipe, a fim de evidenciar o processo de formação e legitimação do campo da Química em Sergipe. O marco temporal corresponde ao período de 1948 a 1967. Contudo, o trabalho faz alguns retrocessos na linha temporal buscando expor as evidências deixadas acerca da primeira experiência que Sergipe teve com o ensino de Química em 1925. O referencial teórico escolhido foi o trabalho do sociólogo francês Pierre Bourdieu. A lógica do pensamento de Bourdieu se dá a partir da teoria da formação dos campos. Neste estudo trabalhamos com as categorias de campo, capital científico e habitus. Usamos diferentes fontes, tais como: leis, decretos, regulamentos, mensagens e discursos governamentais, atas, relatórios, livros de termo de colação de grau, livro de registro de diplomas e de ponto diário, fotografias, jornais de época e depoimentos orais. Esta dissertação propõe uma reflexão acerca do panorama educacional, social, industrial e tecnológico de Sergipe e pretende ser uma contribuição ao campo de estudos da História da Educação em terras sergipanas.

ASSUNTO(S)

escola scientific field sergipe sergipe educacao school legitimação chemistry teaching legitimation campo científico ensino de química

Documentos Relacionados