The saint is Brazilian: history, memory, faith and meditation in the study of saint Antonio de SantAnna Galvão / O santo é brasileiro: história, memória, fé e mediação no estudo de santo Antonio de SantAnna Galvão

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A presente tese propõe uma reflexão sobre santo Antonio de SantAnna Galvão, primeiro brasileiro canonizado pela Igreja Católica. Dessa forma, o objetivo foi estudar e analisar como ele se tornou santo e como elementos históricos, culturais e sociais contribuíram para fazer dele uma pessoa diferenciada aos olhos de milhares de devotos no país. Frei Galvão nasceu no município de Guaratinguetá/SP no ano de 1739 e faleceu na capital paulista em 23 de dezembro de 1822. Em sua terra natal, há uma residência, na qual nasceu e viveu em família, que funciona como museu e memorial, bem como na capital paulista, o Mosteiro da Luz é um lugar de memória quando se remete a esse homem e é onde jazem seus restos mortais. Dessa forma, os objetivos específicos se pautaram em conhecer com maior profundidade o que compõe as memórias de frei Galvão e, em decorrência dessas memórias, como sujeitos sociais, patrimônio e indivíduos colaboraram para construir um processo canônico que o tornou alguém santo perante a Igreja Católica. O trabalho justifica-se pela necessidade de compreender como um processo de canonização é construído historicamente. Por cruzar o universo do sagrado, é um assunto que tange a vida social. A realidade brasileira é múltipla em suas religiões e, como tal, mereceu estudo do tema por tanger as práticas simbólicas, materiais e históricas da vida do ser humano. Os aspectos metodológicos se pautaram, primeiramente, por um levantamento bibliográfico sobre história oral, memória, imprensa, imagens, objetos e coleções, patrimônio, mediação, religiosidade. Em segundo lugar, foi feito levantamento de fontes para a pesquisa: artigos de jornais e revistas, fontes eletrônicas, fotografias, entrevistas gravadas com devotos e com indivíduos que ajudaram a fazer dele santo. Em terceiro lugar, foram feitos registros fotográficos que auxiliaram na melhor compreensão da realidade que o cerca e colaboraram na análise crítica dos lugares de memória e do patrimônio. O primeiro capítulo trata de como a imprensa trabalhou os eventos da canonização e beatificação; o segundo retoma a discussão em torno dos milagrados que, diretamente, contribuíram com suas experiências para fazer dele santo, bem como o terceiro capítulo, no qual se trabalhou milagrados, devotos que, após a canonização, visitam os lugares de memória ligados a frei Galvão e contam suas experiências de fé e milagre com o santo de devoção; e no quarto capítulo, é feita a análise crítica do patrimônio e dos objetos que estão relacionados à memória de Antonio Galvão de França. As premissas para o trabalho foram que frei Galvão não se tornou santo apenas por determinação papal; mas por ser indivíduo que produziu memórias e essas, juntamente com os outros indivíduos, é que construíram a figura de um homem santificado. A pesquisa encaminhou-se para a compreensão de que fazer frei Galvão santo dependeu tanto de um patrimônio construído para reforçar sua fama de santidade, como especialmente foi importante a participação de grupos religiosos, família, devotos que foram os responsáveis por fazer dele alguém pertencente ao grupo de santos católicos. Concluiu-se que o processo que o levou a ocupar os altares católicos é um desenrolar histórico, o qual implicou em análises de disputas e decisões, na participação ativa de sujeitos sociais e de indivíduos, que compuseram partes de um todo que quer mostrar a todos frei Galvão como um brasileiro santo e querido por fiéis em todo Brasil

ASSUNTO(S)

santo brasileiro friar galvão mosteiro da luz (sao paulo, sp) memory historia galvao, frei -- santo -- 1739-1822 brazilian saint memória guaratingueta, sp -- historia frei galvão milagres

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