THE NEW CATHOLIC COMMUNITIES: TOWARDS A RENEWED CITIZENSHIP? / AS NOVAS COMUNIDADES CATÓLICAS: RUMO A UMA CIDADANIA RENOVADA?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As Novas Comunidades católicas - as comunidades de vida e aliança - são um fenômeno novo no universo católico. Nascidas da Renovação Carismática Católica, as Novas Comunidades são a institucionalização do pentecostalismo católico. A Igreja Católica no Brasil nos últimos 50 anos se destacou por uma crescente participação na sociedade civil e na esfera pública em defesa da cidadania. A presente pesquisa procura responder a seguinte questão: estariam as Novas Comunidades movendo-se em direção da sociedade civil e da esfera pública política, desenvolvendo o que se poderia chamar de uma cidadania renovada? Tomando as Novas Comunidades existentes na região metropolitana do Rio de Janeiro como campo de pesquisa, a resposta foi negativa. A espiritualidade carismática, uma via mística de salvação, e o ideal de fraternidade vivido em comunidade que caracterizam as Novas Comunidades, são obstáculos para uma participação no espaço plural da sociedade civil e da esfera pública política, porque enfatizam uma ruptura radical com o mundo - a sociedade - procurando criar um espaço privado próprio - a Comunidade - para viver a fraternidade e os dons do Espírito Santo.

ASSUNTO(S)

religion renovacao carismatica catolica religiao catholic church igreja catolica comunidades de vida e alianca cidadania communities of life and alliance citizenship catholic charismatic renewal

Documentos Relacionados