The influence of water temperature on prevalence of microsporidia infections, in a natural larvae population of Simulium (Chirostilbia) pertinax Kollar, 1832 (Diptera: Simuliidae), in the Magé municipality, Rio de Janeiro state, Brazil / Influência da Temperatura da água na Prevalência de Infecção por Microsporídeos em População Natural de Larvas de Simulium (Chirostilbia) pertinax Kollar, 1832 (Diptera: Simuliidae), no Município de Magé, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho foi realizado no rio Santo Aleixo, município de Magé do estado do Rio de Janeiro, com coletas semanais de larvas de simulídeos no período de dois períodos não consecutivos (2001 2002 e 2003 2004), objetivando avaliar a influência da temperatura da água do criadouro natural de larvas de Simulium (Chirostilbia) pertinax (Diptera: Simuliidae), na prevalência de infecção por Amblyospora sp. (Microsporidia: Amblyosporidae) e Polydispyrenia sp. (Microsporidia: Duboscqiidae), na população natural destas larvas. Os resultados obtidos demonstram que as infecções nas larvas de S.pertinax por Amblyospora sp. tem maior prevalência, quando comparadas com as infecções por Polydispyrenia sp., e com isso verificou-se que as infecções não seguem o mesmo padrão, apresentando enzootias diferentes, onde o gênero Amblyospora apresentou ocorrência em quase todos os meses em que foi realizado o estudo, com exceção apenas do mês de dezembro de 2001, promovendo alguns picos epizoóticos neste período. Então, as condições disponíveis para a colonização de larvas de S. pertinax neste criadouro permitem observar que existe um maior favorecimento ao parasitismo pelo gênero Amblyospora. Segundo a tabela de Rugg, os dados observados entre a influência da temperatura da água do criadouro natural e as infecções por Amblyospora sp., evidenciam que no primeiro ano de estudo houve uma forte correlação negativa e significativa (r = -0,65), enquanto que no segundo ano esta correlação negativa foi considerada significativa e apreciável (r = - 0,43). Ao contrário deste, Polydispyrenia sp. apresentou correlação desprezível (r = -0,10) no primeiro período e (r = 0,10) no segundo período, ou seja, não significativa em ambos os períodos de desenvolvimento do trabalho. Porém, quando o tamanho da amostra foi expurgado, observou-se que a correlação foi significativa somente entre a temperatura da água e o gênero Amblyospora no primeiro período estudado (r = -0,64). Esta constatação é importante pelo fato de não existirem relatos na literatura deste tipo de estudo em população de Simulium pertinax. Infecções por Amblyospora sp. e Polydispyrenia sp. tem sido relatadas em diversas espécies de simulídeos na América do Sul, porém pouco se sabe sobre seus aspectos epizoóticos e enzoóticos, e os fatores-chave que atuam e regulam as microsporidioses nas populações hospedeiras nestes sistemas.

ASSUNTO(S)

microsporídeo controle biológico. entomologia e malacologia de parasitos e vetores simuliidae biological control. microsporidia simuliidae

Documentos Relacionados