The FEDATHI sequence and the virtual teaching enviroment Telemeios used on the determination of the line equation. / A sequÃncia Fedathi e o ambiente virtual de ensino telemeios na determinaÃÃo da equaÃÃo de uma reta.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/08/2011

RESUMO

Este trabalho aborda a mediaÃÃo no ensino da Geometria AnalÃtica Plana utilizando o ambiente virtual de ensino TeleMeios e a metodologia de ensino SequÃncia Fedathi, desenvolvidos no LaboratÃrio de Pesquisa Multimeios/UFC. O ensino da Geometria AnalÃtica tem seguido a tendÃncia de exploraÃÃo de conceitos algÃbricos em detrimentos de conceitos geomÃtricos possivelmente em razÃo das dificuldades jà apresentadas quanto ao ensino da Geometria ao longo da EducaÃÃo bÃsica (ROCHA, 2006). O projeto âTeleMeios: ferramentas interativas para o ensino a distÃncia aliada a construÃÃes didÃticas para o ensino de MatemÃticaâ à uma estrutura de telemÃtica que proporciona a comunicaÃÃo sÃncrona entre seus usuÃrios atravÃs de som, imagem, texto e correio em uma interface compartilhada, onde qualquer participante pode realizar e visualizar as aÃÃes executadas nessa interface. A metodologia de ensino SequÃncia Fedathi busca desenvolver no professor uma postura mediadora que estimule uma participaÃÃo mais ativa do aluno em seu processo de construÃÃo do conhecimento, contribuindo assim para uma maior autonomia discente. A partir dessas constataÃÃes foram elaboradas sessÃes didÃticas com o objetivo de investigar a mediaÃÃo do professor no ensino da determinaÃÃo da equaÃÃo de uma reta, com a utilizaÃÃo do TeleMeios e da SequÃncia Fedathi. Os referenciais teÃricos norteadores do processo de mediaÃÃo estÃo vinculados aos conceitos desenvolvidos por Feuerstein, Vygotsky e Borges Neto. Esta pesquisa à de natureza qualitativa, numa perspectiva interventiva com alunos do ensino mÃdio de uma escola pÃblica de MaracanaÃ. Como resultado, embora o TeleMeios necessite de ajustes principalmente quanto ao compartilhamento de aplicativos no que diz respeito a realizaÃÃo de atividades colaborativas, confirma-se que o trabalho, com a mediaÃÃo desenvolvida neste ambiente a partir da SequÃncia Fedathi se mostrou viÃvel para o aumento do conhecimento dos alunos em Geometria AnalÃtica Plana.

ASSUNTO(S)

educacao projeto telemeios fedathi,sequÃncia aprendizagem por atividades - fortaleza(ce) ensino à distÃncia - multimÃdia interativa ensino à distÃncia - ensino auxiliado por computador geometria analÃtica plana - ensino auxiliado por computador geometria analÃtica plana - estudo e ensino - fortaleza(ce) professores de matemÃtica - fortaleza(ce) estudantes do ensino mÃdio - fortaleza(ce) anÃlise de interaÃÃo em educaÃÃo

Documentos Relacionados