THE CONTRIBUTION OF FREEMASONRY FOR EDUCATIONAL PRACTICE IN ARACAJU (1970-1980) / A CONTRIBUIÇÃO DA MAÇONARIA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM ARACAJU (1970-1980)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objeto deste trabalho é apresentar à comunidade acadêmica a contribuição da Maçonaria, em especial da Loja Maçônica Cotinguiba, para a prática educacional em Aracaju. Para a consecução desse desiderato, desenvolvemos uma pesquisa com um objeto preciso, usando-se a noção de elites sociais para designar os maçons, pois eles formaram a elite política, empresarial, administrativa e militar do Brasil. Como marco temporal fixamos a década de 1970, quando a Liga Sergipense Contra o Analfabetismo, associação civil vinculada à Loja Maçônica Cotinguiba, ofereceu um curso de datilografia com a finalidade de preparar mão de obra especializada para empresas comerciais, bancos e prestadoras de serviços, em Aracaju. Os fundamentos da pesquisa estão assentados na História Cultural, pois se evidencia a História Oral, na sedimentação do trabalho. Para a construção do referencial teórico recorremos aos ensinamentos de Jaques Le Goff, Paul Veyne, Roger Chartier, Pierre Nora, Verena Alberti e Alexis Tocqueville. Estabelecidos o objeto, objetivo geral e referencial teórico, destacamos o problema da pesquisa, que consiste em saber como a Maçonaria sergipana influenciou a pratica do ensino profissionalizante em Aracaju. Utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica, alem dos documentos e entrevistas sob cujas informações estruturamos o texto em dois capítulos: no primeiro estuda-se as origens da Maçonaria e a Maçonaria no Brasil e, no segundo trata da Maçonaria em Sergipe e a sua contribuição para o ensino profissionalizante em Aracaju.

ASSUNTO(S)

maçonaria educação professionalizing education history of the education ensino profissionalizante educacao masonry cultural history education história cultural história da educação

Documentos Relacionados