The comparative analysis of the trustness and satisfaction level of the Brazilian and Chilean secured about the management of the Social Providence. / Uma análise comparativa do nível de confiança e satisfação dos segurados brasileiros e chilenos quanto à gestão da Previdência Social.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo tem por objeto a gestão da previdência social. Busca proceder a uma análise comparativa do nível de confiança e satisfação de alguns dos segurados brasileiros e chilenos quanto à gestão da Previdência Social, para apresentar sugestões de melhoria ao modelo de gestão da previdência social brasileira. Apresenta um estudo dos conceitos previdenciários, seus regimes, fontes de financiamento, arrecadação, distribuição e alcance de benefícios, para identificar vulnerabilidades da gestão dos modelos vigentes; investiga qual a perspectiva de alguns dos cidadãos brasileiros e chilenos diante da questão previdenciária, dentre as quais, questões referentes à aposentadoria, benefícios concedidos e carga tributária. O aperfeiçoamento da gestão dos recursos arrecadados pela previdência social e a adequada distribuição dos mesmos diante da realidade social e dos contínuos déficits acumulados pelo modelo previdenciário brasileiro forçam uma reflexão sobre a previdência social. O modelo chileno é considerado por especialistas como um modelo que já conta como uma experiência de sucesso. O entendimento do funcionamento deste modelo pode trazer benefícios ao modelo brasileiro, influenciado pela maior longevidade dos indivíduos diante do aumento da expectativa de vida; pela excessiva carga tributária a que se submete a sociedade brasileira e pelo baixo nível de escolaridade dos indivíduos em atividade laboral. Do estudo conclui-se que investimentos na educação, revisão da carga tributária e revisão do pagamento dos benefícios previdenciários concedidos, influenciariam numa melhor gestão dos recursos e resultados mais favoráveis à sociedade brasileira contemporânea e futura, com efeitos sobre a aposentadoria dos indivíduos que efetivamente contribuem para a previdência social.

ASSUNTO(S)

administracao publica contribuições previdenciárias benefícios previdenciários providential benefits previdência social comparação. pension providential contributions comparation. social providence aposentadoria

Documentos Relacionados