Study of the relationship among technological domain, interaction and collaborative learning in the e-learning through the application of a model of structural equations. / Estudo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem "colaborativa" na EaD on-line pelo uso de um modelo de equações estruturais.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Embora a educação a distância (EaD) não seja uma modalidade educativa recente, seu novo formato, modernizado com a inserção das TIC, sobretudo do computador e da Internet, lhe aduz recursos de interação que modificam totalmente suas funcionalidades e resultados potenciais. Motivada por essas novas funcionalidades e potencialidades disponíveis na EaD pelo emprego do computador e da Internet, esta tese teve como objetivo testar um modelo hipotético supondo a relação entre as variáveis endógenas domínio tecnológico, interação e aprendizagem colaborativa em curso de EaD on-line. Para concretização desse objetivo, como iniciativa pioneira nessa área de pesquisa, aplicou-se a modelagem com equações estruturais, mediante a qual foi confirmada a existência de uma tríplice relação entre o domínio tecnológico dos alunos, as interações tutor-aluno e aluno-aluno e a aprendizagem colaborativa. O modelo geral apresentou qualidade de ajuste aceitável, assim como as equações estruturais mostraram boa confiabilidade de construto e R2 com bons poderes de explicação da variabilidade das variáveis latentes. Ademais, a investigação constatou, também, que a freqüência de uso da Internet e das ferramentas e-mail e fóruns para discussão, bem como de ferramentas de comunicação (tais como MSN, Yahoo Messenger, entre outras) influenciam diretamente o domínio tecnológico do aluno de EaD, sendo o domínio tecnológico realmente necessário para um bom desempenho em um curso de EaD on-line. A investigação constatou, ainda, que as interações tutor-aluno e aluno-aluno, mediadas pelas ferramentas de comunicação e atividades colaborativas, se fazem de forma significativa na EaD on-line, e contribuem efetivamente para aprendizagem dos alunos nesta modalidade de ensino. Conclui-se, então, que alunos possuidores de uma capacitação tecnológica adequada terão condições de realizar interações mais fortes, o que, conseqüentemente, influenciará positivamente sua aprendizagem em um curso de EaD on-line.

ASSUNTO(S)

educação a distância internet na educação - ceará ensino-aprendizagem sistemas de correio eletrônico na educação aprendizagem colaborativa interaction domínio tecnológico distance learning ensino superior - recursos de redes de computadores - ceará tutoria entre pares estudantes - ceará collaborative learning interação technical practice análise de interação em educação ensino à distância - avaliação - ceará

Documentos Relacionados