(SOF Arquivada) Qual a estratégia para o município atuar frente a epidemia do crack? Qual o efeito do crack sobre o organismo?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O Município deve trabalhar em duas frentes para o adequado enfrentamento da epidemia de uso de crack:

Os efeitos do crack sobre o organismo são de euforia, sensação de aumento de energia, aumento da auto-estima, diminuição da fadiga e aumento do desejo sexual. Aumento da pressão arterial e da freqüência dos batimentos cardíacos. Em altas doses pode levar a insuficiência cardíaca, edema de pulmão, arritmias cardíacas e morte.

Em doses mais altas pode ocorrer perda da capacidade de julgamento, grandiosidade, impulsividade, alucinações e extrema agitação. Em caso de overdose o quadro pode evoluir para convulsões, aumento da temperatura corporal (mais de 41°C).

A medida que o consumo torna-se crônico, os efeitos prazerosos diminuem e surgem ansiedade, sonolência, sintomas paranóides e depressivos, além de um desejo incontrolável de usar a droga. Podem aparecer disfunções sexuais, incluindo impotência, incapacidade de ejaculação e diminuição do desejo sexual. Além disso, ocorrem alterações pulmonares com diminuição da capacidade pulmonar e o “pulmão de crack”, caracterizado por dor no peito, falta de ar e tosse com escarro hemoptóico.

 

ASSUNTO(S)

promoção da saúde enfermeiro p19 abuso de drogas cocaína crack participação comunitária transtornos relacionados ao uso de substâncias d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados