Smart Marketing na TV Digital Interativa atravÃs de um sistema de recomendaÃÃo de anÃncios. / Smart Marketing on Interactive Digital TV through an advertising recommendation system.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/12/2012

RESUMO

Com a implantaÃÃo do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), inicia-se uma gama de novas oportunidades e possibilidades tanto para o telespectador quanto as emissoras de TV. Para os Telespectadores, eles terÃo uma imensa quantidade de canais, programas e propagandas interativas. Para as emissoras de TV, aumenta a possibilidade de propagandas em novos meios de comunicaÃÃo. Neste contexto, surge a oportunidade de um sistema de recomendaÃÃo para os aplicativos e portais de interatividade. Esta dissertaÃÃo apresenta uma proposta de personalizaÃÃo de propaganda em aplicativos e portais do ambiente de TV Digital com o objetivo de trazer uma melhor experiÃncia ao telespectador, uma nova forma de obtenÃÃo de recursos por parte das teledifusoras e tambÃm uma maior aceitaÃÃo de produtos especializados, para uso. Este trabalho desenvolve um aplicativo para a TV Digital interativa denominado Smart Marketing capaz de capturar os dados de navegaÃÃo do telespectador tanto por meio implÃcito quanto explicito, realizando a apresentaÃÃo de publicidades personalizadas a partir do processo de descoberta do conhecimento. Elaborado a partir do middleware AstroTV, compatÃvel com a especificaÃÃo brasileira, sua aplicaÃÃo foi avaliada por meio do experimento que se utilizou, de usuÃrios com perfis variados, aplicando na base de dados gerada o processo de descoberta de conhecimento, o qual utilizou-se das tarefas de classificaÃÃo e agrupamento. Os resultados obtidos indicaram a qualidade da recomendaÃÃo gerada pelo Smart Marketing.

ASSUNTO(S)

interactivity recommendation systems personalization smart marketing telecomunicacoes tv digital sbtvd interatividade sistemas de recomendaÃÃo personalizaÃÃo smart marketing mineraÃÃo de dados kdd digital tv

Documentos Relacionados