Sistema inteligente para jogos de estratégia baseados em turnos :uma abordagem utilizando planejamento baseado em casos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Desde meados da década de 50, jogos têm sido utilizados para examinar e testar conceitos em diversas áreas da Inteligência Artificial (IA). As primeiras pesquisas foram baseadas em jogos clássicos como Damas e Xadrez que se caracterizam pela simplicidade das regras e objetivos. Mais tarde, com o desenvolvimento dos primeiros jogos comerciais diversas técnicas foram aplicadas para simular uma inteligência aos elementos da tela, sendo que os jogos de estratégia destacam-se como os pioneiros na utilização de técnicas de IA e, um campo de testes para a IA para ambientes em tempo real. O desempenho da IA dos jogos de estratégia, entretanto, é pobre para os padrões humanos, não acompanhando a evolução apresentada pela IA de jogos clássicos. Apresenta-se, neste trabalho, a criação de um jogador automático para a classe dos jogos de estratégia baseados em impérios (empire-based strategy games). Tal jogador automático foi construído através de técnicas de Planning (Planejamento), mais especificamente Planejamento Baseado em Casos (PBC - Case-Based Planning). O jogo escolhido para testes, chamado Promisance, é um jogo multiplayer online no qual os jogadores administram um império. Os planos realizados pelos jogadores humanos foram armazenados em uma base de planos a partir da qual foram gerados jogadores automáticos que imitam as estratégias dos jogadores humanos. Os resultados experimentais mostram que os jogadores automáticos imitam as estratégias dos jogadores humanos de maneira convincente, povoando o mundo do jogo com jogadores automáticos semelhantes ao grupo de jogadores humanos.

ASSUNTO(S)

planning artificial intelligence planejamento computer games reasoning jogos por computador ciencia da computacao inteligência artificial raciocínio informática - dissertações

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