Ser ou apare-ser: eis a questão! Uma lógica possível de construção identitária adolescente no mundo virtual / To be or to appear-to be: that is the question! A possible logic of teenagers identity construction in the virtual world.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/09/2011

RESUMO

O convívio com adolescentes dessa geração nos permite ou quase nos obriga a conhecer o universo novo e curioso das relações virtuais através da internet. Esse grupo é aquele que mais incorporou o hábito do uso das redes sociais à sua vida cotidiana, fenômeno importante a ser considerado por suas repercussões na contemporaneidade. Uma dessas repercussões, questionada aqui, diz respeito à construção da identidade desses sujeitos face a um mundo em que as relações são mediadas por imagens e que lhes proporciona um catálogo de identidades fragmentadas e prontas para consumo, tornando a criação e o pensamento artifícios desnecessários. Essas questões vão além do universo da adolescência cronologicamente circunscrita, tendo revelado a pesquisa que se trata de uma condição adolescente de construção identitária. Também não se trata de questões exclusivas da internet, entretanto, esta vem elevar exponencialmente as problemáticas colocadas, ao ponto de questionarmos a possibilidade de subjetivação nesse espaço. Para esse estudo, buscamos alguns sujeitos em duas redes sociais virtuais amplamente difundidas no Brasil, o Orkut e o Twitter, analisando alguns perfis e conversas também em uma comunidade de participantes fakes. No campo da relação da pesquisadora com tais sujeitos, foi possível apreender lógicas de construção identitária como as das ilhas-cercadas-de-mesmos e dos ecoísmos em rede. Além disso, tomadas pela grande repercussão midiática das lutas de povos árabes contra a ditadura, particularmente a dos jovens egípcios envolvendo as redes sociais, trouxemos um contraponto dos dois mundos e das maneiras de subjetivação encontradas em cada contexto. O método interpretativo foi o escolhido para direcionar essa trajetória, e a Teoria dos Campos, nossa principal parceira teórica, já que buscamos ampliar os sentidos psíquicos de nossas questões a partir do rompimento e da denúncia das lógicas estruturantes dos seus sentidos rotineiros. Tais recursos nos ampararam na construção de uma prototeoria sobre a questão do ser ou apare-ser no mundo virtual.

ASSUNTO(S)

identidade (psicologia) construção identitária redes sociais subjetivação condição adolescente psicologia psicologia aplicada redes de relações sociais identity construction social networks subjectivity teen condition

Documentos Relacionados