Sentidos do discurso religioso em trilogia do invisível, de Eric- Emmanuel Schmitt
AUTOR(ES)
Marília Simari Crozara
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O presente trabalho advém de reflexões sobre as questões concernentes ao processo de constituição discursiva religiosa por meio da manifestação enunciativa literária. Pensando sob essa perspectiva, sabe-se que tal composição discursiva é organizada na exterioridade lingüística das diversas ideologias em movimento na História, dos sentidos ali construídos por vozes heterogêneas a constituir o interdiscurso e, concomitantemente, os sujeitos discursivos. Nessa perspectiva, o estudo destina-se à reflexão de Trilogia do Invisível (2003), de Eric-Emmanuel Schmitt, a qual é composta pelos contos Miralepa, Seu Ibrahim e as flores do Corão e Oscar e a Senhora Rosa, observando as relações interdiscursivas estabelecidas entre tais manifestações literárias e, finalmente, recortando as vozes dos personagens, ordenadas no discurso religioso inscrito no referido corpus. Desse modo, elegemos o arcabouço teórico da Análise de Discurso francesa para alicerçar nossa discussão em torno da discursividade religiosa, construindo uma interface teórica com a noção de dialogismo e com os estudos culturais de Mikhail Bakhtin e Stuart Hall, respectivamente. Para tanto, serão estabelecidas, como princípio metodológico, as regularidades de análise formação discursiva, interdiscurso, polifonia e diáspora. Dessa maneira, percebemos que a Trilogia do invisível, além de manifestação literária, coloca em diálogo os efeitos de sentido advindos de diferentes lugares discursivos, evidenciando, simultaneamente, o caráter polifônico e diaspórico dos dizeres.
ASSUNTO(S)
interdiscurso sentido linguistica discourse analysis diaspore polifonia eric-emmanuel schmitt análise do discurso polyphony análise de discurso diáspora linguística aplicada interdiscourse eric-emmanuel schmitt
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1892Documentos Relacionados
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