Sensoriamento remoto na identificação de elementos e tipologias urbanas relacionados à ocorrência da leptospirose no subúrbio ferroviário de Salvador, Bahia. / Using remote sensing to identify urban elements and patterns related to Leptospirosis occurrence at the Railroad Suburb of Salvador, Brazil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Em países em desenvolvimento, doenças infecciosas se constituem ainda um grave problema de saúde pública. Muitas vezes, essas doenças estão altamente relacionadas a condições urbanas que podem ser encontradas em áreas mais pobres. Nesses casos, o sensoriamento remoto (SR) pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta de estudo. Novos produtos de SR se encontram disponíveis no mercado, permitindo o desenvolvimento de análises espaciais cada vez mais profundas e precisas. No entanto, a complexidade que envolve a epidemiologia de doenças, a irregularidade de ocupações urbanas e a heterogeneidade das imagens de alta resolução espacial têm restringido o desenvolvimento de estudos nesse campo científico. O desafio de identificar elementos e tipologias urbanas em imagens de sensoriamento remoto relacionadas à ocorrência da leptospirose justifica-se pela crença de que ferramentas de SR podem ser mais amplamente utilizadas no monitoramento de carências urbanísticas e, consequentemente, na gestão de ações e investimentos públicos. A metodologia contempla uma revisão bibliográfica sistemática, com base na qual foram criados modelos de transmissão da leptospirose e investigadas tipologias urbanas presentes na área de estudo. As variáveis baseadas em dados de SR que formam os indicadores dos modelos e que caracterizam as tipologias foram usadas para definir objetos e atributos, alvos das investigações em imagens de alta resolução espacial. Os procedimentos de SR adotados baseiam-se na segmentação multi-nível, classificação baseada em objeto, e utilizam ortofotografias aéreas, imagem QuickBird e base cartográfica do eixo viário do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Para o cálculo das variáveis utilizou-se produtos do processamento da imagem QuickBird. Procedimentos de geoprocessamento foram realizados em sistema de informações geográficas. Por fim, realizaram-se as primeiras análises epidemiológicas que investigam a relação da leptospirose com os elementos e tipologias urbanas identificados por meio de SR, cujos resultados apontam maior influência do percentual de pavimentação das vias, sua largura e qualidade da edificação na possibilidade de ocorrência da leptospirose no Subúrbio. Possíveis fontes de viés são discutidas ao lado de propostas de continuação da pesquisa. Apesar dos problemas e limitações identificados no processo, o estudo mostra que a metodologia desenvolvida baseada em SR se constitui uma poderosa ferramenta de análise do espaço intra-urbano, uma vez que permite a identificação de elementos e tipologias relacionados a situações de risco, apoiando assim, o direcionamento de investimentos públicos que venham refletir na melhoria das condições de saúde da população.

ASSUNTO(S)

ortophotographs Áreas precárias ortofotografia epidemiologia quickbird images image classification salvador (ba) classificação de imagens brazil imagem quickbird leptospirosis sensoriamento remoto urban infra structure leptospirose salvador precarious settlements epidemiology infra-estrutura urbana remote sensing

Documentos Relacionados