Santos, zona de fronteira: mutações do Largo Marquês de Monte Alegre / Santos, Frontier Zone: mutations of Largo Marquês de Monte Alegre.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A verificação dos processos de mutação do Largo Marquês de Monte Alegre, no bairro do Valongo em Santos e, sua conturbada relação com a faixa portuária e frente de água, são o objetivo desta pesquisa. Partindo da análise sistemática de seus elementos constitutivos: geográficos, arquitetônicos, infra-estruturais, urbanos e sociais, são delineados os fatores que determinaram sua construção, sua centralidade e, posteriormente, os fenômenos de degradação e esvaziamento funcional. Aplica-se o termo zona de fronteira ao lugar, por seu caráter emblemático e mutante, onde, através da compreensão e percepção de seu valor histórico, de memória e permanência do patrimônio urbano, é apontada a possibilidade e desejo de sua recuperação, retomando sua condição de centro e elemento indutor da reconversão de toda área histórica da cidade.

ASSUNTO(S)

centrality santos centralidade santos memory and retention urban degradation mutações largo marquês de monte alegre reconversão urbana historical center largo marquês de monte alegre mutations centro histórico valongo patrimônio ambiental urbano urban regeneration valongo memória e permanência urban environmental heritage port porto degradação urbana

Documentos Relacionados