RT-PCR for detection on bovine parainfluenza virus type 3 (bPIV-3) = RT-PCR para detecção do vírus parainfluenza bovino tipo 3 (bPIV-3) / RT-PCR para detecção do vírus parainfluenza bovino tipo 3 (bPIV-3)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A técnica de RT-PCR tem sido freqüentemente utilizada para a detecção do vírus parainfluenza humano tipo 3 (hPIV- 3), mas a literatura é escassa em relação ao vírus parainfluenza bovino tipo 3 (bPIV-3) .O objetivo deste trabalho foi descrever uma técnica de reação em cadeia pela polimerase, precedida de transcrição reversa (RT-PCR), para a detecção do vírus parainfluenza bovino tipo 3 (bPIV-3), usando oligonucleotídeos degenerados para uma região conservada do gene da hemaglutininaneuraminidase (HN). A amostra-referência SF-4 e três diferentes isolados brasileiros de bPIV-3, além de cinco amostras virais de diferentes origens, foram incluídos neste estudo. Os vírus foram cultivados em células MDBK sob condições padronizadas. O teste de hemaglutinação (HA) foi utilizado para a titulação viral, e o teste de imunofluorescência direta (DFTA) para a triagem dos isolados. Na RT-PCR, todos os isolados de bPIV-3 mostraram amplificação de um fragmento esperado de 1009 pb do gene HN, ao contrário do que aconteceu com as amostras virais não bPIV-3, onde não foi detectada amplificação. Empregando a amostra SF-4 como controle positivo, foi obtida uma sensibilidade de 95 pg de cDNA. Apesar do pequeno número de amostras de bPIV- 3 testadas, os resultados obtidos neste estudo apontam para o uso potencial desta técnica na detecção de bPIV-3 em amostras clínicas bovinas.

ASSUNTO(S)

bovine parainfluenza type 3 virus vírus da parainfluenza 3 bovina reação em cadeia da polimerase bpiv-3 rt-pcr bovinos hemagglutinin-neuraminidase (hn) gene detection

Documentos Relacionados