Reverse Auction: the new ally of the Public Administration for cost reduction and transparency guarantee - Case Study of the Brazils Bank, Southeastern Region and Federal District. / Pregão eletrônico: o novo aliado da Administração Pública para redução de custos e garantia da transparência Estudo de Caso do Banco do Brasil, Região Sudeste e Distrito Federal.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Depois do surgimento da Internet, o mundo dos negócios está passando por constantes transformações. Para competir na nova economia, os administradores remodelaram os processos de negócios, alterando a forma de relacionamento entre os diversos setores: empresas, governos e cidadãos. Até então, os cidadãos sempre consideraram que os governos eram burocráticos, ineficientes e não garantiam a transparência de suas ações. Com o advento da tecnologia da informação, esse cenário vem passando por mudanças, que visam aperfeiçoar controles, garantir transparência, desburocratizar processos administrativos, ampliar oportunidades de negócios e reduzir o preço das aquisições. No Brasil, as iniciativas do governo eletrônico são consideradas bem sucedidas, principalmente as de compras eletrônicas. O processo de compras na Administração Pública é regulamentado pela Lei 8.666/93 e demais legislações associadas, as quais estabelecem as normas para realização dos processos licitatórios. Este trabalho estuda o processo de compras do Banco do Brasil BB, através da modalidade de pregão eletrônico e tem como objetivo geral: avaliar as compras realizadas através de Pregões Eletrônicos e verificar se o processo produz economias e garante a transparência. O pregão eletrônico também é conhecido como leilão reverso. No leilão reverso, participam do processo um comprador e diversos vendedores e o mecanismo de lance opera de forma inversa, ou seja, a cada rodada, os preços se movimentam para baixo. A metodologia adotada para a dissertação é o Estudo de Caso, simples e de viés explanatório. O estudo trata os dados coletados no site do BB, contemplando os processos licitatórios, realizados nas seguintes Unidades da Federação: Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no exercício de 2005. Os dados foram subdivididos de acordo com os ramos de fornecimento, para permitir a análise dos lotes, a apuração do percentual de economia obtido nos processos de compras e a correlação entre a quantidade de fornecedores e o percentual de economia. Através deste estudo de caso foi possível constatar que a aquisição de bens e serviços pela modalidade de Pregão Eletrônico apresenta inúmeras vantagens para o BB, bem como para a Administração Pública em geral. Dentre as vantagens, pode-se destacar: a agilidade do processo licitatório, a desburocratização, o aumento da competitividade e, principalmente, a redução dos custos.

ASSUNTO(S)

administração pública tecnologia da informação - ti. administracao public pdministration information technology pregão eletrônico electronic auction

Documentos Relacionados