Resultado de exame citopatológico (CP) que indica atrofia com inflamação, qual a conduta?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O resultado de um exame citopatológico do colo de útero indicando atrofia com inflamação é um achado normal no período climatérico. Quando não houver presença de atipias, não altera a rotina de rastreamento.

A atrofia com inflamação só deverá ser tratada quando o laudo do exame citopatológico mencionar dificuldade diagnóstica em função da atrofia. Nesses casos, deve ser orientado o uso de creme vaginal de estrogênios conjugados ou creme vaginal de estriol durante 21 dias e realizada nova citologia entre cinco e sete dias após o uso.

 

1. Bachmann G, Santer RJ. Treatment of genitourinary syndrome of menopause (vulvovaginal atrophy). Waltham (MA): UpToDate, Inc.; 2016. [acesso em 27 de set de 2017]. Disponível em:

2. Brasil. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, 13). [acesso em 27 de set de 2017]. Disponível em:

3. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: saúde das mulheres. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. [acesso em 27 de set de 2017]. Disponível em:

4. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. 2. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2016. [acesso em 27 de set de 2017]. Disponível em:

5. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Nomenclatura brasileira para laudos citopatológicos cervicais. 3. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2012. [acesso em 27 de set de 2017]. Disponível em:

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico x74 doença inflamatória pélvica citodiagnóstico esfregaço vaginal menopausa neoplasias do colo do Útero

Documentos Relacionados