Respostas fisiológicas, metabólicas, estruturais e produtivas do capim-marandu às disponibilidades de fósforo e zinco / Physiological, metabolic, structural and productive responses of Marandu palisadegrass to phosphorus and zinc availabilities

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

As disponibilidades de fósforo e zinco afetam as características estruturais, fisiológicas, metabólicas e produtivas das plantas, com reflexos no estabelecimento e produção de forragem da gramínea forrageira. Objetivou-se identificar e quantificar as alterações nas concentrações foliares de fósforo e zinco, trocas gasosas, concentração do aminoácido triptofano, atividade da enzima fosfatase ácida, área foliar, números de folhas e de perfilhos, sistema radicular e massa de forragem da Brachiaria brizantha cv. Marandu, em resposta ao suprimento de fósforo e zinco. O estudo foi conduzido em casa de vegetação, em Piracicaba (SP), Brasil, no período de janeiro a abril de 2010. Foram avaliadas as combinações de cinco doses de fósforo (0,1; 0,6; 1,1; 1,6 e 2,1 mmol L-1) com cinco doses de zinco (0,00; 0,75; 1,50; 2,25 e 3,00 µmol L-1), em solução nutritiva, em fatorial 52 fracionado. O delineamento experimental foi o de blocos aleatorizados, com quatro repetições. Realizaram-se duas colheitas do capim-marandu, sendo a primeira aos 38 dias após o transplantio e a segunda aos 30 dias da rebrotação. O fornecimento de fósforo propiciou incremento na taxa fotossintética foliar e na condutância estomática e decréscimo na concentração de CO2 intercelular, no segundo período de crescimento do capim-marandu. A concentração foliar de nitrogênio não foi limitante ao desenvolvimento das plantas, durante todo o experimento. A disponibilidade de zinco resultou em aumento da concentração de triptofano, no segundo período de crescimento da gramínea forrageira. A atividade da enzima fosfatase ácida e o índice de utilização de fósforo diminuíram com o aumento da disponibilidade de fósforo. Os números de folhas e de perfilhos e os parâmetros radiculares ajustaram-se exponencialmente em resposta às doses de fósforo. A interação doses de fósforo x doses de zinco foi significativa para as variáveis área foliar e massa de forragem, no segundo período de crescimento do capimmarandu. A elevada eficiência de utilização de fósforo foi confirmada pela alta atividade da fosfatase ácida e o suprimento de fósforo foi determinante para o perfilhamento e desenvolvimento do sistema radicular da gramínea forrageira. As disponibilidades de fósforo e zinco afetaram a produção de forragem do capim-marandu como reflexo da alteração na área foliar do dossel.

ASSUNTO(S)

brachiaria brachiaria capim-marandu crop production desenvolvimento vegetal folhas (plantas) fósforo fotossíntese leaves (plants) marandu palisadegrass perfilhos phosphorus photosynthesis plant development produção vegetal roots system sistema radicular tillers zinc. zinco.

Documentos Relacionados