Resistência e performance na arte de João Cota

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Pesquisar sobre a arte de contar e as histórias contadas por João Cota é, de certo modo, encontrar-se com a tradição oral e a prática social de contar, considerando, sobretudo, a resistência que essa arte exerce na atualidade, utilizando-se da performance na transmissão e recepção orais dos contos. Estudar essa prática é contribuir para permanência viva e dinâmica desse contador de história, de seu repertório e de sua forma de contar. Os contos orais são partes do patrimônio vivo da humanidade, transmitidos em forma de sabedoria popular. Entretanto, apesar do risco de desaparecer juntamente com seu narrador, as histórias ainda conseguem resistir a esse modelo da cultura de massa contemporâneo. Até quando histórias orais como as de João Cota resistirão as estruturas cada vez mais fortes impostas pela escrita e outros meios de comunicação? A prática de contar de João Cota será estudada com a proposta não só de identificarmos a presença desta prática e a resistência da cultura oral, mas também, sob à luz da performance, estudar a transmissão e a recepção orais dos contos e as partes do repertório desse contador de histórias. Isto é, o que ele conta como conta e o porquê de contar. O advento de novas tecnologias, como a Internet onde as pessoas se comunicam com diferentes partes do mundo, e da expansão cada vez maior da escrita interferem na manutenção de elementos da tradição oral no seio das narrativas contadas por João Cota e as inseridas na cultura brasileira. Essa hipótese é mais visível ao longo das últimas décadas, embora, constatamos ainda viva a tradição e permanência dessa prática de contar história nas diversas partes do país através de seus sábios contadores de histórias. O objeto de pesquisa vai exigir em cada uma de suas etapas de estudo obras de vários teóricos, entre eles, Paul Zumthor, Mikhail Bakhtin, Câmara Cascudo, teóricos da estética da recepção, da história da cultura escrita, das culturas orais e das práticas de leitura, da tradição e do conto oral na cultura brasileira. Para conhecer e assim esboçar um perfil desse contador, escolhemos o método da entrevista compreensiva do sociólogo-francês JeanClaude Kaufmann. A originalidade no método consiste nos dados qualitativos recolhidos in situ, que são concentrados na palavra do contador recolhida sobre fita magnética, que será o elemento central do dispositivo. Desta forma, o método de análise fundamentou-se na incansável escuta das entrevistas das quais fui colhendo dados relacionados ao contador, a sua prática de contar e ao seu repertório

ASSUNTO(S)

oralidade conto oral performance linguistica orality oral story-telling performance

Documentos Relacionados