Representações de Mulher na Pedagogia Visual de Germaine Dulac
AUTOR(ES)
Duarte, Rosália
FONTE
Educ. Real.
DATA DE PUBLICAÇÃO
04/04/2019
RESUMO
Resumo Este artigo apresenta resultados de estudo que analisa representações da mulher em filmes realizados pela cineasta francesa Germaine Dulac, na década de 1920. Com base em artigos escritos pela diretora e na análise de dois de seus filmes: La souriente madame Beudet (1922) e L'Invitation au Voyage (1927), são descritas e analisadas as opções estéticas que orientaram a construção de sua pedagogia visual, no contexto das disputas em torno da configuração estético/política do cinema como arte e da luta pela emancipação das mulheres, do qual participou ativamente. A estrutura argumentativa destaca o papel da educação pelo/para o cinema nas relações entre cinema, memória e processos formativos.Abstract This paper presents the results of a study about representations of women in movies by the French filmmaker Germaine Dulac in the 1920s. Based on articles written by the director and the analyze of two of her films, namely La souriente madame Beudet (1922) and L'Invitation au Voyage (1927), the aesthetic options that guided her visual pedagogy are described and analyzed. In this perspective, it is taken into account the controversy around the aesthetic/political configuration of cinema as art and the struggle for the emancipation of women, of which she actively participated. The arguments highlight the role of education by/for the cinema within the framework of the relations between movies, memory and formative processes.
Documentos Relacionados
- Virtualização e digitalização : representações de tecnologias na "pedagogia" da publicidade
- Brasil: representações sociais de estudantes de pedagogia
- Representações da enfermeira obstetra na perspetiva da mulher grávida
- Representações sociais da violência contra a mulher na perspectiva da enfermagem
- "Lugar de mulher": representações sobre os sexos e práticas médicas na Amazônia (Itapuá/Pará)