RepresentaÃÃes Realistas do SertÃo: do Canto do Mar ao Baile Perfumado

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A partir da anÃlise de quatro filmes de longa metragem, interrogaremos qual à a imagem do SertÃo e do sertanejo projetada na tela do cinema. Considerando a vasta cinematografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes escolhidos e estudados traduzem uma idÃia de sertÃo amalgamado aos ârealismos e relatos histÃricosâ do seu espaÃo. Alguns filmes colocam seus personagens como determinantes do meio, ao recorrerem ao estandarte de personagem atÃmico de consciÃncia e perdido no vÃcuo da sociedade, seja em representaÃÃes do passado ou contemporÃneas. Do outro lado da margem, intencionalmente, outros filmes elaboram um realismo mais acurado, comprometido com a verdade sÃcio-polÃtica. Ao aprofundarem o debate sobre a realidade, esses filmes diferem das interpretaÃÃes que consideram os sertanejos atÃvicos e inertes, passando, entÃo, a evidenciar sua interioridade dilatada, seus hÃbitos e costumes seculares. Assim, cada forma artÃstica, localizada em seu tempo, traz a sua prÃpria modulaÃÃo do real, expressando o semi-Ãrido, que aponta para a legitimaÃÃo de vÃrios olhares e transita em diversos ârealismosâ do campo imaginÃrio e concreto do SertÃo. As somas das intenÃÃes e sugestÃes do cinema movimentam o debate sobre suas propostas para o SertÃo, ainda hoje subdesenvolvido e subjugado ao capitalismo industrial e financeiro do Brasil

ASSUNTO(S)

myth in the cinema pÃs â modernismo identidade social sertanejos â usos e costumes sertanejos - applications and customs realism in cinema representaÃÃo cinematogrÃfica movies - brazil representation film social identity post - modernism realismo no cinema mito no cinema cinema â brasil comunicacao

Documentos Relacionados