Renovação Carismática Católica na Perspectiva do Outro: Um olhar de fora para dentro

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Preconizado pelo racionalismo, característica marcante da modernidade, o ocaso das religiões foi o fenômeno ausente na virada do milênio. Ao contrário do que se esperava, houve um despertar para o Sagrado, concretizado em uma verdadeira explosão, em escala mundial, de movimentos religiosos. Movimentos que surgiram com características próprias, que se enquadram naquilo que muitos autores já denominaram de pós-modernidade, que inclui em seu contexto a tentativa de recuperação da dimensão emocional da pessoa humana. No campo simbólico da religiosidade cristã esses movimentos são intitulados de pentecostais. No âmbito mais restrito do cristianismo católico romano, adotou-se, para eles, a denominação genérica de Renovação Carismática. Esse movimento religioso, baseado na ação do Espírito, sempre houve, como o testemunham principalmente Atos e a Primeira Epístola aos Coríntios. Por isso, essa sua nova florescência recebe o nome de movimentos revivalistas. Weber fala do carisma, visto no cristianismo como dom do Espírito, para ele algo contrário à instituição hierárquica. Embora essa noção deva ser discutida e aprofundada um pouco mais, não se pode negar que, historicamente, houve uma certa indisposição da hierarquia da Igreja Católica contra a vivência carismática. Dessa aparente incompatibilidade surgem, naturalmente, tensões que, dentro de um campo religioso, podem trazer uma nova dinâmica na práxis religiosa dos movimentos. Neste trabalho, com registro de dados de pesquisa de campo e bibliográfica, pretende-se identificar a imagem da Renovação Carismática, nos dias atuais, a partir do olhar daqueles que não pertencem a esse campo religioso ora como católicos praticantes ora como cientistas da religião.

ASSUNTO(S)

renovação carismática católica catolicismo movimentos revivalistas religiosidade religião, movimento religioso teologia

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