Regimes de visibilidade e construção de simulacros: o auto-retrato contemporâneo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

A pesquisa intitulada Regimes de visibilidade e construção de simulacros: o auto-retrato contemporâneo procura reconhecer as estratégias envolvidas na construção da identidade visual de artistas plásticos contemporâneos em sua obra. Para tanto é adotado o referencial teórico da semiótica discursiva desenvolvida na França por A. J. Greimas e seus colaboradores, especificamente a sociossemiótica, que, ao conjugar definições externas de ordem social com as qualidades internas dos objetos (de ocordo com o princípio de imanência sobre o qual se apoia a teoria semiótico), busca compreender como determinados papéis sociois são assumidos pelos sujeitos da enunciação no enunciado. A portir do estabelecimento de um corpus inicial, definido em torno de algumas exposições e publicaçõoes temáticas, busca-se estabelecer uma metodologia que possibilite tal empreendimento. É dado especial atenção a idéia de regimes de visibilidade proposta por E. Landowski, através da qual o ato de ver é entendido em virtude de sua natureza comunicacional e que implica a imagem que um sujeito proporciona de si para outro que a percebe. Identificando, a partir desse ponto, sujeitos do enunciado que buscam ver ou mostrar a si mesmos de maneira reflexiva, são selecionadas algumas obras que possom ser submetidas a uma análise que permita o reconhecimento das distintas estratégias adotadas por um enunciador pressuposto para a obtenção de finalidades comuns. Tais análises privilegiam os seguintes aspectos: a) os processos de figurativização, que incluem o entendimento das relações homologáveis entre plano do expressão e plano de conteúdo; b) os efeitos de sentido oriundos da colocação em discurso sobretudo da instância de pessoa, mas também levando em consideração as instâncias de espaço e de tempo, proporcionados pelo exame da enunciação; c) a construção de um enunciador enquanto simulacro figurativo em torno da noção de proprioceptividade, cujo entendimento supõe o desmembramento desse conceito em interoceptividode e exteroceptividode, depreendidos a partir do articulação modal de distintos regimes de visibilidode. Dessa maneira, acredita-se que o desenvolvimento de uma metodologia que possibilite o reconhecimento das estratégios de projeção de um enunciodor no enunciado, seja capaz de ser estendida ainda a outras manifestações, desde que se reoperem as condições semióticas - as situações - que definem e circunscrevem um objeto

ASSUNTO(S)

auto-retratos auto-retrato figuratividade simulacros enunciação ciências sociais aplicadas proprioceptividade regimes de visibilidode

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