Redução do tempo de ciclo do pedido : uma aplicação Lean Six Sigma na logistica / Order cycle time reduction : logistics lean six sigma aplication

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar a eficiência da aplicação da metodologia Lean Six Sigma na Logística, isto é, mais especificamente na redução do tempo de atendimento a pedidos. Tanto o Lean quanto o Six Sigma, até então aplicados de maneira isolada, tinham reduzido significativamente o nível das perdas (estoques) ou melhorado a velocidade dos processos ou reduzido a variabilidade. Porém, se fazia necessária uma abordagem diferente e completa para se reduzir ainda mais o lead time dos pedidos. E, a partir daí, um método é proposto e aplicado neste trabalho para focar a atenção na redução destas perdas, melhorar o processo de atendimento aos pedidos e, conseqüentemente, diminuindo o tempo de atendimento. A metodologia LeanSigma proposta para processos da Logística consiste basicamente em melhorar o gerenciamento dos inventários, isto é: _ Logística é basicamente lidar com inventários, estejam eles onde estiverem na cadeia de suprimentos. _ Por outro lado, inventários para o Lean são um dos desperdícios que devem ser atacados._ Temos que Logística Lean consiste basicamente em reduzir todos os inventários em excesso._ Seis Sigma, como anteriormente citado, se preocupa com a redução da variabilidade dos processos e com a eliminação de defeitos._ Portanto, Logística Sigma está focada na redução da variação dos processos Logísticos, garantindo assim, sua confiabilidade. _ Por fim, temos que Logística Lean Sigma são esforços direcionados para redução dos estoques e, conseqüentemente, melhoria dos tempos de fluxo logísticos.

ASSUNTO(S)

serviço ao cliente tempo - administração customer service lean six sigma time management seis sigma (padrão de controle da qualidade)

Documentos Relacionados