REDES DE APRENDIZAGEM COMO MEIO PARA ACUMULAÇÃO DE CAPACIDADE TECNOLÓGICA EM PMEs DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS LIGAÇÕES ENTRE ATORES NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS / NETWORKS AS A MEANS OF LEARNING FOR ACCUMULATION OF TECHNOLOGICAL CAPACITY OF SMEs IN THE CONSTRUCTION SECTOR: AN EXPLORATORY STUDY OF CONNECTIONS BETWEEN ACTORS IN VIEW OF THE ANALYSIS OF NETWORKS

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/05/2011

RESUMO

As organizações estão continuamente em busca de vantagens que proporcionem competitividade. Tal fato é legitimado, por exemplo, pelo acelerado progresso tecnológico, sendo premente às organizações o desenvolvimento da capacidade para inovar. Em um ambiente de recorrentes mudanças tecnológicas as empresas não contemplam em si mesmas todos os conhecimentos necessários à inovação tecnológica, essa realidade é ainda mais grave quando as empresas são de pequeno e médio porte e estão situadas em países em desenvolvimento. São necessários esforços dessas empresas para aprender e com isso adquirir conhecimentos para acumular capacidade tecnológica. Neste contexto a participação em redes de aprendizagem aparece como uma alternativa possível para suprir tal carência. No presente estudo procura-se analisar as ligações estabelecidas entre empresas participantes de uma rede de aprendizagem que potencialmente possam contribuir para o acúmulo de capacidade tecnológica. Uma rede de aprendizagem denominada INOVACON composta em sua maioria por pequenas e médias empresas (PMEs) pertencentes à indústria da construção civil foi escolhida como objeto de estudo. A motivação da escolha do setor deve-se ao fato da construção civil, embora apontada como tradicional por investir pouco em tecnologias, ter sido impelida desde a década de 1980 a melhorar continuamente seus processos produtivos. Espera-se contribuir com os estudos sobre PMEs, diminuindo a escassez de estudos que investiguem as estruturas relacionais suscitadas pela participação de PMEs em redes, bem como as implicações desses relacionamentos com vistas ao acúmulo de capacidades tecnológicas. Para mapear os relacionamentos e os fluxos advindos destes utilizou-se a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS), que consiste na investigação da estrutura social da rede, configurando as ligações estabelecidas entre os atores, bem como seus respectivos indicadores de posicionamento. Foram analisados os relacionamentos estabelecidos por motivos técnicos, comerciais e sociais. Em seguida analisou-se também a base de conhecimento das empresas, expressa pela capacidade de absorção. Em seguida comparou-se a capacidade de absorção em relação à posição dos atores na rede e, por fim, o potencial para o acúmulo de capacidade tecnológica das empresas estudadas. Os resultados indicam que as ligações analisadas podem contribuir para o acúmulo de capacidade tecnológica das empresas. Com relação à base de conhecimento das empresas foi observado que quanto mais semelhantes forem as bases de conhecimentos das empresas melhores serão os fluxos na rede de aprendizagem e maiores serão as chances de aumento dos estoques de conhecimentos tecnológicos das PMEs.

ASSUNTO(S)

capacidade tecnológica. análise das redes sociais rede de aprendizagem administracao de empresas social networks analysis learning network technological capacity.

Documentos Relacionados