RECEPÇÃO NA CULTURA DIGITAL: o caso da música desmaterializada / RECEPTION IN THE DIGITAL CULTURE: the case of dematerialized music
AUTOR(ES)
PAULO AUGUSTO EMERY SACHSE PELLEGRINI
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
19/12/2012
RESUMO
Este trabalho realiza um estudo de recepção da música desmaterializada, com base nos Estudos Culturais, nos ambientes da cultura digital e da modernidade tardia. Entende como música desmaterializada a música que migra dos suportes físicos (LP, CD, K7, DVD) para o ambiente virtual. Aplica um questionário a 76 ouvintes para compreender como lidam com tal música, do ponto de vista das tecnologias utilizadas e dos hábitos e percepções desenvolvidos em sua recepção. Apresenta a indústria cultural como condição para o surgimento da música materializada, a partir da qual ela se desmaterializa. Elenca as principais teorias de recepção. Problematiza a cultura digital em suas potencialidades e contradições. Discute a cultura do download. Levanta reflexões sobre a crise da indústria fonográfica e a desmaterialização da música no cenário da modernidade tardia.
ASSUNTO(S)
indústria cultural estudos culturais modernidade tardia comunicacao reception digital culture recepção cultura digital música desmaterializada dematerialized music cultural industry cultural studies late modernity
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tedebc.ufma.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=777Documentos Relacionados
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