Realidade virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/05/2012

RESUMO

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o potencial da Realidade Virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual, especialmente no ensino de conceitos lógico-matemáticos. Para tanto, foi desenvolvido um software, denominado VirtualMat, que consiste em um jogo educativo baseado em Realidade Virtual. Esse jogo possibilita ao professor explorar com os alunos diversos conceitos fundamentais da Matemática. Ele foi validado por profissionais da área de educação especial e utilizado em duas escolas inclusivas por alunos com deficiência intelectual. A fim de avaliar a eficiência do VirtualMat, foi adotada uma metodologia tanto quantitativa quanto a qualitativa. Na etapa quantitativa foram aplicados questionários aos professores. Esses questionários, referentes às habilidades e conhecimentos dos alunos em questão, foram aplicados antes da etapa de utilização do VirtualMat nas escolas e foram reaplicados após um período de 3 meses de uso. Para análise estatística utilizou-se o teste t, a fim de verificar se a pontuação média geral dos alunos após a utilização do VirtualMat seria significativamente maior que a alcançada antes da utilização do mesmo, bem como estatísticas descritivas para análises exploratórias. Na etapa qualitativa, foi utilizada a técnica de observação tendo sido realizado, sistematicamente, um registro dos fatos ocorridos durante a aplicação do software. Esse conjunto de anotações foi, posteriormente, reunido para relato no presente estudo, buscando-se ampliar a discussão teórica com o que foi observado na prática. Os resultados indicaram que o VirtualMat contribuiu significativamente para que os alunos com deficiência intelectual apreendessem conceitos e habilidades que ainda não tinham sido apreendidos por eles na forma convencional, apontando indícios de que a Realidade Virtual, quando utilizada como Tecnologia Assistiva, tem um impacto positivo no processo de ensino/aprendizagem desses alunos.

ASSUNTO(S)

engenharia eletrica deficiência mental virtual reality intellectual disability assistive technology tecnologia assistiva realidade virtual deficiência intelectual

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