Rastreamento de BSA e marcadores moleculares para mutante tolerante ao estresse salino de Petunia obtido em cultura in vitro

AUTOR(ES)
FONTE

Cienc. Rural

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/12/2018

RESUMO

RESUMO: Neste estudo, realizamos BSA para identificar marcadores genéticos ligados à tolerância ao sal. Testamos a diversidade genética entre quatro amostras de DNA volumoso de clones mutantes induzidos por EMS, e uma amostra de DNA volumoso de clone não mutado de Petunia para tolerância a sal em culturas de calos in vitro usando marcadores RAPD e ISSR. Dos 36 primers RAPD e 16 ISSR identificados, 25 e 13 foram efetivamente usados para amplificar o DNA genômico de todas as cinco amostras, respectivamente. No total, foram obtidos 114 produtos de amplificação RAPD, dos quais 28% eram polimórficos e 2% eram bandas específicas de genótipos. Dos 64 produtos de amplificação ISSR obtidos, 51% eram polimórficos e 1% eram bandas específicas de genótipo. Os resultados deste estudo indicam a existência de dois padrões de segregação distorcida entre os marcadores estudados. O primeiro indica as diferenças entre os clones não mutantes de Petúnia e seus mutantes putativos. O segundo foi observado apenas entre mutantes putativos e mutantes putativos testados quanto à tolerância ao sal em cultura in vitro. Tanto a análise RAPD quanto a ISSR detectaram com sucesso a associação com alterações induzidas por mutagênese química e salinidade. Além disso, nossos resultados indicam que o método BSA pode ser útil na detecção rápida de marcadores moleculares para posterior seleção assistida por marcadores.

ASSUNTO(S)

análise segregante a granel mutagênese química issr rapd petúnia × atkinsiana d. don estresse salino cultura de tecidos.

Documentos Relacionados