Quem disse que as rosas nÃo falam? ConcepÃÃes de docentes do ensino fundamental sobre a interdisciplinaridade na escola / Who said that roses do not speak? Conceptions of Elementary Schoolâs teacher about interdisciplinarity at school.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/12/2010

RESUMO

O presente trabalho investigou as concepÃÃes dos docentes das turmas de 7 e 8 sÃries do ensino fundamental de uma escola pÃblica da rede estadual, em Fortaleza, sobre a interdisciplinaridade. Esse estudo teve como objetivo explorar possibilidades ou, pelo menos, esboÃar perspectivas, do desenvolvimento de prÃticas interdisciplinares nas turmas do ensino fundamental dessa escola. A abordagem teÃrica tem como suportes principais: Kuhn (1998), Capra (1997), Morin (2000; 2009) e Moraes (1997), que tratam a questÃo da atual crise de paradigma e da emergÃncia de um novo paradigma epistemolÃgico; Japiassu (1976), que denuncia a patologia do saber; Fazenda (1979; 1987; 1992; 1994; 1998; 1999; 2002Â; 2002b e 2006), que investiga os problemas gerados pela fragmentaÃÃo do saber, no ensino e aponta a necessidade de uma atitude interdisciplinar diante do conhecimento; e de Lenoir (1997 e 2002), que privilegia em seus trabalhos o enfoque sobre a interdisciplinaridade escolar. A metodologia empregada engloba um estudo de caso, do tipo exploratÃrio, para acessar o cotidiano escolar, delineado com base nas tÃcnicas da âobservaÃÃo participanteâ, da âentrevista reflexivaâ e da anÃlise documental, procurando agregar, tambÃm, os conceitos de âestranhamentoâ (ANDRÃ, 1998), âprofessor reflexivoâ (SCHÃN, 1995) e âprofessor pesquisadorâ. (SILVA, 1990). Os dados foram analisados atravÃs da triangulaÃÃo teoria versus documentos oficiais versus pesquisa de campo. As conclusÃes apontam que, apesar de obstÃculos como a carÃncia maior de embasamento teÃrico dos professores, jà podem ser detectados neles sementes de interdisciplinaridade, que possibilitam perspectivas para realizaÃÃo de atividades interdisciplinares na EEFM. Jardim do Ãden.

ASSUNTO(S)

abordagem interdisciplinar do conhecimento na educaÃÃo - fortaleza(ce) interdisciplinarity elementary school ensino fundamental concepÃÃes de professores interdisciplinaridade educacao professores de ensino fundamental - fortaleza(ce) - atitudes professores de ensino fundamental - formaÃÃo - fortaleza(ce) prÃtica de ensino - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados