Qualificação profissional para beneficiários de programas sociais : qual o próximo passo para a inserção no mundo do trabalho?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

21/09/2012

RESUMO

Cursos de qualificação profissional para populações de baixa renda são suficientes para sua inserção no mercado de trabalho? Ou o poder público deve conduzir ainda uma próxima etapa para efetivar essa inserção? Pautado na hipótese de que a resposta é afirmativa para a segunda colocação, este artigo busca levantar alternativas possíveis em âmbito municipal para se fechar o elo entre a qualificação e a inserção sustentável no mundo do trabalho, estudando o caso de Osasco. O que se observa é que a articulação entre programas de capacitação e de geração de renda é fundamental para a efetivação dessa estratégia, sejam eles operados pelo município, sejam oriundos dos outros níveis federativos. Ações municipais de intermediação de mão-de-obra e apoio ao desenvolvimento de pequenos empreendimentos – solidários ou trabalhos autônomos – são também alternativas viáveis que colaboram com esse objetivo.

ASSUNTO(S)

qualificação profissional inclusão produtiva intermediação de mão-de-obra empreendedorismo economia solidária qualificações profissionais pobres

Documentos Relacionados